Início » Noticia » Quatro municípios paraenses recebem os aulões do Pro Paz Enem
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Quatro municípios paraenses recebem os aulões do Pro Paz Enem

sábado, 18 Agosto, 2018

Quatro municípios do sudeste do Pará receberam os aulões do Pro Paz Enem neste sábado (18). Cerca de 1200 jovens compareceram aos aulões de Marabá, Paragominas, Parauapebas e Rondon do Pará para assistir às aulas ministradas pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que visam reforçar com os alunos da região o conteúdo programático e repassar dicas importantes de como realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

A aluna Ana Paula Barbosa, 18 anos, do distrito de São Félix, em Marabá, venceu a distância para participar pela primeira vez do aulão do Pro Paz Enem. "Mesmo vindo de um bairro distante acordamos cedo e viemos ter acesso a esse aulão porque a prova está próxima e precisamos nos preparar. Sabemos que aqui teremos dicas preciosas com os professores", disse a estudante da Escola Estadual Walquise da Silveira Vianna, que está animada para os próximos aulões em Marabá.

Ela quer cursar enfermagem e sabe que uma boa nota na prova do Enem é requisito para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; e para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos em instituições privadas; e ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo parciais e integrais para a graduação. "Essa é a minha chance de estudar ainda mais e aproveitar para aprender", completou a estudante.

Para a diretora de ações estratégicas da Fundação Pro Paz, Priscila Campêlo, o retorno dos aulões ao sudeste do estado é importante para a preparação dos estudantes. "Este ano iniciamos mais cedo os aulões e já estivemos aqui em Marabá no primeiro semestre, preparando esses alunos com dicas e aulas motivacionais. Agora estamos de volta com conteúdo mais focado na resolução das provas garantindo que a juventude paraense possa se preparar ainda melhor", afirmou a diretora.

Os aulões do Pro Paz Enem são gratuitos e realizados aos finais de semana em até quatro municípios simultaneamente visando reforçar a preparação dos alunos da rede pública ou que já concluíram o Ensino Médio para as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro deste ano. No primeiro semestre, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Seduc passou por 18 municípios e realizou 25 aulões para quase 15 mil jovens.

Ainda em agosto os municípios de Belém, Tucuruí, Santarém e Breves vão receber aulões. As inscrições podem ser feitas na página da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br).

Por: Nathalia Petta