Quatro municípios do sudeste do Pará receberam os aulões do Pro Paz Enem neste sábado (18). Cerca de 1200 jovens compareceram aos aulões de Marabá, Paragominas, Parauapebas e Rondon do Pará para assistir às aulas ministradas pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que visam reforçar com os alunos da região o conteúdo programático e repassar dicas importantes de como realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
A aluna Ana Paula Barbosa, 18 anos, do distrito de São Félix, em Marabá, venceu a distância para participar pela primeira vez do aulão do Pro Paz Enem. "Mesmo vindo de um bairro distante acordamos cedo e viemos ter acesso a esse aulão porque a prova está próxima e precisamos nos preparar. Sabemos que aqui teremos dicas preciosas com os professores", disse a estudante da Escola Estadual Walquise da Silveira Vianna, que está animada para os próximos aulões em Marabá.
Ela quer cursar enfermagem e sabe que uma boa nota na prova do Enem é requisito para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; e para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos em instituições privadas; e ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo parciais e integrais para a graduação. "Essa é a minha chance de estudar ainda mais e aproveitar para aprender", completou a estudante.
Para a diretora de ações estratégicas da Fundação Pro Paz, Priscila Campêlo, o retorno dos aulões ao sudeste do estado é importante para a preparação dos estudantes. "Este ano iniciamos mais cedo os aulões e já estivemos aqui em Marabá no primeiro semestre, preparando esses alunos com dicas e aulas motivacionais. Agora estamos de volta com conteúdo mais focado na resolução das provas garantindo que a juventude paraense possa se preparar ainda melhor", afirmou a diretora.
Os aulões do Pro Paz Enem são gratuitos e realizados aos finais de semana em até quatro municípios simultaneamente visando reforçar a preparação dos alunos da rede pública ou que já concluíram o Ensino Médio para as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro deste ano. No primeiro semestre, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Seduc passou por 18 municípios e realizou 25 aulões para quase 15 mil jovens.
Ainda em agosto os municípios de Belém, Tucuruí, Santarém e Breves vão receber aulões. As inscrições podem ser feitas na página da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br [1]).
Por: Nathalia Petta