Início » Projetos » Geral » Noticias » Santa Casa participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Santa Casa participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

(Agência Pará de Notícias)

A programação do quinto dia da Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorreu no auditório da Fundação Santa Casa do Pará. Nesta segunda-feira (5), foi promovido um debate sobre o tema "Profissionais da saúde: como escutar e apoiar a mãe que amamenta?". Cerca de 120 estudantes e profissionais da área de saúde participaram dos debates. A equipe de terapeutas ocupacionais do hospital fez uma encenação para divulgar a relevância da programação.

A abertura da mesa redonda teve a presença da secretária adjunta de Saúde Pública, Heloísa Guimarães. "Belém é a cidade que mais amamenta no Brasil, segundo pesquisas recentes", disse a presidente da Santa Casa, Eunice Begot. "Amamentar é um ato ecológico. Há evidências científicas que comprovam isso. O que estamos procurando fazer é uma forma de humanizar o atendimento a esta mãe. Escutá-la em prol da amamentação", afirmou.

A diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Santa Casa, Dione Cunha, mencionou a Lei nº 7.718, sancionada pelo governador Simão Jatene, que criou a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. Para ela, o fato mostra a preocupação do governo do Estado em incentivar palestras e campanhas que conscientizem sobre a importância da doação de leite materno. "A partir do ano que vem, esta data já vai fazer parte do calendário da Semana Mundial", ressaltou Dione.

Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta entrar em contato com um banco de leite, como o que existe na Santa Casa. O projeto é coordenado pelas nutricionistas Cynara Souza e Vanda Marvão, e tem a atuação de uma equipe multiprofissional, formada por nutricionistas, pediatras e assistentes sociais. O Banco de Leite da Santa Casa é referência na região Norte e tem a missão de estimular a prática em todo o Estado.

Nesta terça-feira (6), a Semana Mundial de Aleitamento Materno prossegue com uma mesa redonda que discutirá as políticas e estratégias de proteção ao aleitamento materno. Na quarta-feira (7), o tema focará na proteção legal da amamentação e certificação de apoiadores do processo, parceiros do banco de leite e grupo de mães. A Semana Mundial de Aleitamento Materno é coordenada no Pará pelo governo do Estado, por meio da Santa Casa, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Pro Paz.

Texto:
Nilson Cortinhas - Santa Casa