Início » Projetos » Geral » Noticias » Polo do Pro Paz Ufra oferece documentos e atendimento jurídico até domingo
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Polo do Pro Paz Ufra oferece documentos e atendimento jurídico até domingo

A carteira de trabalho é um dos documentos oferecidos pela ação promovida pelo Pro Paz e parceiros, que beneficia principalmente moradores da Terra Firme. Foto: Eunice Pinto/Agência Pará

O polo do Pro Paz nos Bairros, instalado na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), começou neste sábado (29) um mutirão de cidadania, para levar à população serviços de emissão de documentos, atendimento jurídico e corte de cabelo gratuito. Os atendimentos, que começaram na manhã deste sábado, prosseguem no domingo (30), oferecendo emissão de carteiras de identidade e de trabalho, e certidão de nascimento, além de atendimento jurídico, com o apoio da Defensoria Pública do Estado, e corte de cabelo, realizados pela equipe do Instituto Embelleze.

Um dos atendidos foi Marcelo Gonçalves, 32 anos, morador do bairro da Terra Firme, que trocou sua certidão de nascimento e cortou o cabelo. "A minha certidão de nascimento estava muito velha. Procurei os serviços daqui para conseguir uma nova, e até que foi rápido. Aproveitei para cortar logo o meu cabelo, já que é tudo de graça. Estava faltando uma ação como essa aqui no nosso bairro, com um bom atendimento. Vou avisar a minha mulher para ela passar aqui amanhã e trocar os documentos também", disse ele.

Outro beneficiado pelo mutirão foi o autônomo Jonilson Silva, que estava há três meses sem carteira de identidade. Ele viu a ação do Pro Paz quando passava em frente à Ufra, e buscou o atendimento para tirar um novo RG. "Estava voltando pra minha casa quando soube que o Pro Paz estava por aqui. Fui até minha casa buscar os documentos que precisam para tirar a nova identidade. Como o atendimento foi rápido, vou saber se mais alguém da família precisa de novos documentos, e vou trazer direto pra cá", afirmou.

Para o coordenador do Mutirão, Anderson de Deus, a expectativa é que o número de pessoas aumente neste domingo, já que as pessoas atendidas hoje (sábado) serão as divulgadoras do mutirão promovido no polo da Ufra. "Com os atendimentos realizados hoje, com certeza teremos uma procura ainda maior. O primeiro dia do mutirão foi tranqüilo, e todas as pessoas que compareceram foram rapidamente atendidas", informou.

O mutirão de cidadania prossegue no polo do Pro Paz Ufra neste domingo (30), das 8 às 14 h. O evento é realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Instituto Embelleze.

Texto:
Tiago Furtado