Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana Oftalomologica Pro Paz atende a população de Bragança
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalomologica Pro Paz atende a população de Bragança

Lucio Mauro Vieira, 44 anos, estava com perda de visão nos dois olhos. O problema foi resolvido com uma cirurgia na Caravana Oftalmológica Pro Paz.

(Agência Pará de Notícias)

A Caravana Oftalmológica Pro Paz chegou nesta segunda-feira (23) a Bragança, no nordeste do Pará. Durante oito dias, a ação oferece, na Pérola do Caeté, consultas, exames e cirurgias oftalmológicas para os moradores do município, para correção de problemas como catarata, pterígio (conhecido como carne crescida), estrabismo e astigmatismo. A estrutura esta montada na praça de eventos e o atendimento vai de 6 às 18 horas.

Lucio Mauro Vieira, 44 anos, estava com perda de visão nos dois olhos. Ele tinha uma cirurgia marcada para o mês que vem, em Belém, mas com a chegada da caravana, aproveitou e fez a operação, e saiu satisfeito com o resultado. “Estava com este problema há uns três anos. Por causa do diabetes, tinha medo de fazer a operação. Soube pelo rádio que a caravana viria, criei coragem e vim até aqui. Estou com vontade de chorar, porque já estou enxergando de novo”, disse.

A dona de casa Nilza Miranda, 69 anos, moradora da agrovila do Meio, operou os dois olhos de catarata. “Vou aproveitar mais os meus netos e também cuidar das minhas galinhas, peru e patos que crio lá no meu sitio. Depois que passar o período de resguardo, vou tomar muito banho de igarapé”, revelou.

A também dona de casa Maria Souza, 60 anos, estava sem enxergar há muitos anos. Ela disse que chegou ao local com ajuda de diversas pessoas, até conseguir passar pela cirurgia de catarata na caravana. “Vim de mão em mão até chegar à mesa de cirurgia. Agora estou muito feliz com o resultado, porque já estou vendo de novo”, contou.

Segundo o coordenador da Caravana Oftalmológica, Manoel Silva, o mutirão permanece mais dias em Bragança devido o grande número de agrovilas que existem na região, e isso é comprovado logo no primeiro dia de atendimento. “Temos capacidade de fazer 300 cirurgias, mil consultas e cinco mil exames diariamente, e essa marca já foi quase alcançada agora de manhã, mas isso não significa que deixaremos de atender. Além disso, temos a parceria da prefeitura, que está dando apoio com voluntários e transporte,” explicou.

A caravana tem como principal objetivo levar consultas e cirurgias oftalmológicas para a população que não tem acesso a esse tipo de atendimento na região, além de reduzir a lista de espera de atendimento oftalmológico nos municípios. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser atendidos. Para ter acesso ao atendimento, basta levar o RG e a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), que também pode ser tirada na hora.

Texto:
Antenor Filho - Secom