Início » Projetos » Geral » Noticias » Caravana Oftalmológica oferece serviços à população de Bonito
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalmológica oferece serviços à população de Bonito

A população de Bonito recebe os serviços até terça-feira (10). Atendimento é feito em três carretas, em frente à Paróquia São Pedro Apóstolo.

(Agência Pará de Notícias)

A Caravana Oftalmológica Pro Paz iniciou, neste domingo (8), no município de Bonito, na região do Rio Caeté, mais uma jornada consultas e cirurgias oftalmológicas pelo interior paraense. Até o dia 15 deste mês, o mutirão percorrerá os doze municípios, levando consultas e cirurgias para a correção de problemas que, frequentemente, mais afetam a visão humana, como pterígio (conhecida como carne crescida), catarata, estrabismo e astigmatismo. A ação, que envolve cerca de 80 profissionais, ofertará diariamente à população 350 cirurgias, mil consultas e cinco mil exames, tudo gratuitamente.

Com quase 15 mil habitantes, o município de Bonito, distante cerca de 140 quilômetros de Belém, foi o primeiro a receber os serviços da caravana. A estrutura, que conta com três carretas, foi montada em frente à Paróquia São Pedro Apóstolo, na Rua Charles Assad, no centro da cidade. Duas delas são destinadas especificamente ao atendimento da população. Em uma funcionam seis consultórios e o centro cirúrgico, que permite fazer várias cirurgias simultaneamente. Ambas contam com equipamentos de última geração, capazes de fazer cirurgias de alta e média complexidade. A terceira carreta serve de depósito para abrigar os equipamentos e materiais de trabalho.

Logo cedo, por volta das 6 horas, teve início o atendimento à população. A aposentada Lucimar Lopes, 76 anos, que há anos tinha a visão dos dois olhos comprometida por causa da catarata, deixou o local já enxergando melhor e satisfeita com o resultado. A filha da aposentada, a dona de casa de Rubanita Sousa, 31, acompanhou a mãe durante todo o circuito – triagem, consultas e exames, até a cirurgia -, já que Lucimar tem dificuldades na audição. “Minha mãe sempre se queixava da vista, mas nos últimos meses isso foi piorando. Ver minha mãe enxergando normalmente vai ser uma benção”, declarou.

Distâncias – Como a principal fonte de renda do município é a agricultura, grande parte da população de Bonito está na zona rural. Por isso, segundo o coordenador da caravana, Manoel Silva, o apoio fornecido pela prefeitura, que forneceu meio de transporte para a população do campo se deslocar até a sede municipal, foi fundamental para a ação. “Tem muitos locais que são cerca de 30 quilômetros, 40 quilômetros distantes, então as pessoas estão chegando aos poucos. Enquanto houver pessoas esperando vamos atender”, informou.

Para o prefeito da cidade, Silvio Mauro, que acompanhou a ação pela manhã junto com a secretária de Saúde, Patrícia Moura, a caravana é um marco para município. “Pela primeira vez, nos 51 anos de emancipação de Bonito, a população daqui está recebendo essa grande estrutura. É como se estivéssemos nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Isso é muito importante para o povo de Bonito, e só temos a agradecer a toda a equipe do Pro Paz”, afirmou.

Na próxima terça-feira (10), será a vez do município de Salinópolis receber a Caravana Oftalmológica. Serão três dias de atendimento à população, até o dia 12. Depois, o mutirão segue por Santarém Novo (dia 14), Primavera (16), Quatipuru (18), Traquateua (20 e 21), Bragança (23 a 30), Augusto Corrêa (2 a 4 de outubro), Cachoeira do Piriá (6 e 7), Maracanã (9 e 10), Curuçá (12 e 13) e Colares (15). Para ter acesso ao atendimento, o paciente precisa apenas levar a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Texto:
Amanda Engelke - Secom