Início » Projetos » Geral » Noticias » Órgãos do Estado atuarão de forma unificada na campanha do carnaval
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Órgãos do Estado atuarão de forma unificada na campanha do carnaval

Na manhã desta sexta-feira (18), uma reunião realizada na sede do Pro Paz, entre diversos órgãos do Estado, definiu como será realizada a campanha de carnaval 2013, que vai acontecer na capital e no interior do Estado, nos municípios que recebem um grande número de visitantes nessa época do ano. O encontro reuniu representantes do Pro Paz, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Saúde, de Comunicação, de Justiça e Direitos Humanos, além do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Detran.

O objetivo do encontro foi unificar as ações e realizar um trabalho único para alcançar um número maior de foliões. A campanha vai atuar no combate à violência e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Máscaras de carnaval e lixocar com mensagens preventivas, além de camisinhas, serão alguns do produtos que serão distribuídos aos foliões. O alerta também será feito em bares, estabelecimentos comerciais e hotéis, através de cartazes.

Para a coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca, as ações em parceria com os diversos órgãos do estado ajudam a sensibilizar a população e diminuir os índices de violência. “Vamos atingir 21 municípios em que se concentra o maior número de foliões distribuindo materiais de divulgação e de combate à violência, principalmente contra mulheres e crianças. Vamos atuar em bares, restaurantes e hotéis, lugares que reúnem uma grande quantidade de pessoas”, destacou.

A Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Chistiane Lobato, declarou que os municípios que recebem um grande número de visitantes neste período vão receber uma cobertura maior da Polícia Civil, com ações preventivas e repressivas. “Vamos atuar em 21 municípios, além de Belém e Ananindeua, realizando rondas policiais e fiscalizações em diversas cidades do interior, reforçando a parceria que temos com o Pro Paz, que vem desde o ano passado”, declarou.

Já a Coordenadora Estadual de DST/Aids da Sespa, Deborah Crespo, declarou que as ações da secretaria vão focar na educação de jovens, para prevenir doenças como DST, Aids e Hepatite B, além de atuar na prevenção da dengue, devido ao período de chuvas. “Vamos distribuir preservativos, realizar testes rápidos de HIV, vacinação para Hepatite B, além de distribuir materiais que alertem os foliões para os riscos de doenças sexualmente transmissíveis nas cidades de Belém, Salinas, Bragança, Soure, Salvaterra e no distrito de Mosqueiro. Vamos contar também com um bloco de prevenção, que vai sair dia 9 de fevereiro em Vigia e vai contar com o apoio municipal”.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Hugo Ferreira, da 3ª Sessão de Estado Maior de Planejamento, destacou as atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros nas praias do Estado. “Vamos estar presentes nas principais praias do Pará, incluindo os distritos de Outeiro, Mosqueiro e na ilha de Cotijuba. Vamos realizar também operações nas estradas de Santa Bárbara, Santa Luzia e Mosqueiro, sempre focando as ações preventivas, para que a pessoa que for para o interior possa voltar com tranquilidade até a sua casa”.

O Detran também vai realizar ações educativas, para diminuir a violência nas estradas. O coordenador de Operações, Rodolfo Ferreira, destacou que o Detran vai contar nas estradas do estado com o projeto “Trânsito sem Álcool”, com o objetivo de coibir motoristas embriagados ao volante. “Não vamos ficar apenas em ações repressivas, como a aplicação de multas. Nesse projeto vamos realizar ações educativas, com a distribuição de kits nas estradas, para que o motorista possa verificar as condições do seu veículo e evitar acidentes. Esse projeto vai funcionar tanto em Belém como no interior", afirma. 

Tiago Furtado – Pro Paz