UIPP facilita a vida de pequenos comerciantes em Alter do Chão
(Agência Pará de Notícias)
Fotos: Rodolfo Oliveira/ Ag. Pará
Economia, agilidade e menos burocracia. Assim seu Nilson Serrão, de 46 anos, definiu os serviços oferecidos pela Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP) na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, no oeste paraense.
Em virtude da festa do Çairé, Nelson e outros 149 pequenos comerciantes procuraram os serviços da Unidade para a retirada de Alvarás de Autorização para o funcionamento de suas barracas, bares e casas de festas durante os cinco dias do festival.
"Antes tínhamos que ir até Santarém - distante 35 km - para a retirada da licença, o que nos trazia gastos com transporte e também de tempo. Agora ficou muito mais rápido e fácil com a UIPP. Acho que todos os colegas não tem o que se queixar do atendimento, os funcionários são super educados, sem falar no conforto, pois o ambiente é climatizado", comenta Serrão.
O investigador Eduardo Góes, da Polícia Civil e lotado na UIPP, explica que o documento é obrigatório para que os pequenos comerciantes exerçam suas atividades. Ele afirma que todas as 150 barracas da festa terão o Alvará, que é documento individual.
"Fazemos um serviço que é de competência do Departamento de Administração da Polícia Civil. Realmente, antes, eles tinham de ir até Santarém, mas agora tudo pode ser feito aqui", explica o investigador, ao entregar o Alvará a seu Nelson.
A UIPP já aplica a filosofia do sistema de "Mediação Comunitária de Conflitos". O novo modelo é pautado em estudos sociológicos e acadêmicos e pretende trabalhar a prevenção à violência e desburocratizar o processo de atendimento. A UIPP está funcionando 24 horas durante a festa do Çairé. "Estaremos sempre de portas abertas e com servidores de plantão", acrescenta Góes.
Além da Polícia Civil, o Festival do Çairé recebe ainda uma operação especial da Polícia Militar, que monta barreiras na rodovia estadual Everaldo Martins para conscientizar os motoristas e evitar irregularidades como a direção alcoolizada. Também há uma guarnição do Corpo de Bombeiros a postos 24 horas fiscalizando as praias de Alter do Chão e o tráfego de pequenas embarcações que transportam banhistas.
Um Conselho Tutelar instalado recentemente pela Prefeitura Municipal engrossa as ações de segurança pública. Os conselheiros Keiliane Oliveira e José Quaresma explicam que em todos os dias do festival haverá plantão initerrupto do órgão. "O objetivo é evitar que menores sejam expostos à situações de risco", explica Quaresma. O Conselho também cumpre uma Portaria da Vara da Infância e Juventude que regulamentada a permanência de menores no festival sem a presença dos pais.
O Festival do Çairé prossegue na vila de Alter do Chão até a segunda-feira, 15. Um dos pontos altos da festa foi a disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi realizada no último sábado, 13.
Texto:
Alaison Muniz - Secretaria de Estado de Comunicação