Início » Noticia » Super JEPs reúnem mais de mil estudantes em Belém até o dia 18
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Super JEPs reúnem mais de mil estudantes em Belém até o dia 18

A abertura dos JEPs aconteceu nesta terça-feira, 13, na Fábrica Esperança, em Belém, com a presença do secretário adjunto de Ensino da Seduc, Licurgo Brito.

(Agência Pará de Notícias)

Mais de dois mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado participam, até o dia 18 deste mês, do Super JEP's (Jogos Estudantis Paraenses). A abertura oficial do evento, que reúne estudantes da categoria A, de 12 a 14 anos, e da Categoria B, de 15 a 17 anos, aconteceu na noite desta terça-feira, 13, na Fábrica Esperança, em Belém. Os Super JEP’s são, também, a última seletiva para participação nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem em Natal (RN) voltados para a categoria A, e na capital paraense para a categoria B, em novembro deste ano.

O evento mobiliza estudantes atletas de 42 municípios: Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Augusto Corrêa, Bonito, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Gurupá, Igarapé-Açu, Irituia, Mãe do Rio, Marabá, Marapanim, Melgaço, Moju, Muaná, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Ponta de Pedras, Portel, Redenção, Rondon do Pará, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Domingos do Capim, São João de Pirabas, São Sebastião da Boa Vista, Tailândia, Tucuruí, Ulianópolis, Vigia de Nazaré e Xinguara. As competições contemplam nove modalidades - vôlei, basquete, futsal, handebol, atletismo, badmington, xadrez, ciclismo e tênis de mesa.

Todos os atletas passaram por torneios municipais e por etapas regionais como seletiva para a fase estadual. Aluna da Escola Municipal Mendonça Virgulino, em Marabá, Emanuelle Nunes, 13 anos, viajou para Belém, pela primeira vez, com a delegação que representa o município. “Foram muitas horas de viagem junto com os meus colegas, mas apesar de cansativo também nos divertimos, e agora vamos lutar para sermos campeões”, disse a atleta da equipe marabaense de vôlei.

Quem também já conta como certa a vaga nas finais é Jonatan Silva, 13 anos, aluno da Escola Estadual Terezinha de Jesus, da cidade de Abaetetuba. “A gente treinou muito pra chegar aqui e vamos dar o nosso melhor. Mas também queremos aproveitar a oportunidade para conhecer outras pessoas, aprender mais sobre o esporte, e nos divertir", afirmou.

O secretário adjunto de Ensino da Seduc, professor Licurgo Brito, participou da abertura oficial dos Jogos e destacou a importância do esporte escolar. “Os jogos são também uma ferramenta de interação e solidariedade. Esse grupo de jovens está reunido para se fortalecer através de uma competição esportiva, mas também para melhorar como alunos e como indivíduos. Passar por uma jornada como essa permite a eles lidar com diversas situações, desenvolver a disciplina, incorporar valores, para que os resultados em todas as áreas de suas vidas, não só no esporte, sejam melhores”, defendeu.

Jogos Escolares da Juventude – Cerca de cinco mil estudantes, duzentos dirigentes e quatrocentos técnicos de delegações estaduais de todo o Brasil participarão dos Jogos Escolares da Juventude – categoria B, de 15 a 17 anos -, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que também acontecerão em Belém, pela primeira vez, de 7 a 16 de novembro. A expectativa é que cerca de 300 estudantes paraenses participem dos Jogos, que já revelaram nomes como o da judoca Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, e o armador da Seleção Brasileira de Basquete, Raulzinho Neto, que hoje atua na NBA, liga nacional de basquete norte-americano.

Confira os locais de competição por modalidade:

Futsal – Escola Madre Celeste e Sindicato dos Bancários

Atletismo - Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão)

Handebol -  Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, Escola Técnica Estadual Magalhães Barata e Colégio Gentil Bittencourt

Basquete – Colégio Moderno e Colégio Santa Rosa

Vôlei de praia – Complexo Pro Paz da Sacramenta

Tênis de Mesa – Pará Clube

Xadrez – Colégio Teorema 

Texto:
Mari Chiba - Seduc