Início » Noticia » Seminário Estadual de Juventude garante interação entre jovens de todo o estado
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seminário Estadual de Juventude garante interação entre jovens de todo o estado

Fotos: Carlos Sodré/ Ag. Pará

Começou nesta quinta-feira, 28, o “Seminário Estadual de Juventude - Protagonismo Juvenil e Cultura de Paz” promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o Pro Paz, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, que reúne jovens de todas as regiões do Pará, vai consolidar as ações pautadas durante as Conferências Estaduais de Juventude, com a realização de palestras que incentivem o debate e a integração entre os participantes.

Clique e veja as fotos da abertura do Seminário Estadual de Juventude

Participaram da solenidade de abertura, o coordenador Geral do Pro Paz, Simão Bastos; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, que representou o governador do Estado, Simão Jatene; o diretor da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Rubens Cordeiro; a representante do Unicef no Pará, Ida Pietricovsky; Kátia Rocha, representante da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado; a presidente da Ação Social Integrada ao Palácio do Governo (Asipag), Carmem do Carmo, e os representantes dos jovens da região do Carajás, Adriana Alves, e do oeste do Pará, Jonatas Colte.

O evento começou com um breve histórico das atividades realizadas nos últimos anos, como os encontros de juventude, que ocorreram em todas as regiões do estado e que contribuíram para a criação de conselhos municipais que atuam em parceria com o poder público para o cumprimento e criação de leis para a juventude.

De acordo com o coordenador Geral do Pro Paz, Simão Bastos, os encontros atendem uma demanda da própria sociedade, que culminou com a realização do Seminário Estadual da Juventude, nesta quinta e sexta-feira. “Há alguns anos, não existia uma pauta definida para a juventude, esse é um encontro aguardado há muito tempo por todos e é um momento para construir novos processos positivos de políticas de juventude. Ouvimos as demandas dos jovens nas áreas de geração de emprego e renda e aqui esperamos celebrar as novas conquistas com todas as demandas de juventude”, declara.

Durante os dois dias, serão ministradas palestras e apresentações culturais em um ambiente de diálogo e interação com os participantes, dando ênfase ao protagonismo juvenil, desenvolvimento social e mobilização da juventude.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, a parceria do Estado com a sociedade civil garante novas políticas públicas e o controle social dos jovens, objetivo que muitos estados ainda estão buscando. “Essa caminhada de construção de política é árdua e difícil, temos isso como um sonho e muitos estados no Brasil não conseguiram caminhar em parceria para o fortalecimento do controle social. Isso demonstra que nossa insistência nos levou a algum lugar e estamos muito melhor do que estávamos em 2011, quando realizamos o primeiro encontro estadual de juventude. Hoje o jovem precisa fortalecer seu senso crítico e a nossa missão é formá-lo para que não saia da escola com um simples diploma, mas que esteja preparado para a dificuldade que a vida apresenta e seja capaz de se reconstruir ao longo da vida”, afirma.

Durante a programação será feita a escolha dos novos representantes do Conselho Estadual de Juventude. Atualmente, no Pará, o conselho é constituído por 13 cadeiras da sociedade civil e 13 acentos governamentais e contará com a participação de 28 entidades aptas ao pleito, o que deve ser definido por meio de 174 votantes, de acordo com o edital número 001/2014-GAB/Sejudh, de 25 de julho de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado.

O Conselho terá o papel de criar novas políticas de juventude, em parceria com o Governo, além de funcionar como um controle social com perspectiva de pautar novas ações, além de corrigir políticas já existentes, com a apresentação de novas propostas.

Para o membro da União dos Estudantes de Marituba, Pablo Alves Azevedo, o Conselho Estadual de Juventude permite que as políticas públicas cheguem a todas as regiões e tenham acesso a qualificações profissionais e ensino de qualidade. “Isso é muito importante e mostra que o governo está preocupado com a juventude no Pará. Nosso estado é muito grande e lutamos muito para que todos os jovens possam discutir problemas e soluções em eventos como este”, diz.

Para o representante dos estudantes da região oeste do Pará, Jonatas Colte, a participação dos jovens nas decisões sobre as políticas municipais mostra a preocupação na juventude com o tema. “Os encontros temáticos em nossa região conseguiram reunir todos os jovens e ajudaram a implementar os conselhos municipais de juventude em nove municípios. Queremos que todos que estão aqui possam assumir um compromisso com a juventude de cada município e tomar a frente das decisões políticas da nossa região e de nosso estado”, observa.

Após a solenidade de abertura, foi realizada a primeira palestra com a oficial de Comunicação do Unicef no Pará, Ida Pietricovsky de Oliveira, que tratou do tema "Mídias Digitais e Mobilização da Juventude". As palestras continuam no segundo dia e contarão, ainda, com a participação do diretor da Seas, Rubens Cordeiro, que vai ministrar a palestra "Controle Social e Políticas Públicas de juventude", e da representante do Cedeca Emaús, Mairã Soares, que falará sobre "Protagonismo Juvenil e Desenvolvimento Social".

A última palestra será ministrada por Lucivânia Lopes, representante do Pro Paz, que abordará o tema "Cultura de Paz e Juventude". Ainda no segundo dia, será realizado o processo de votação para os novos representantes do Conselho Estadual de Juventude e a aclamação dos eleitos ao término do evento.

Texto:
Tiago Furtado