Início » Noticia » Programa Pro Paz nos Bairros retoma atividades
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Programa Pro Paz nos Bairros retoma atividades

Os cinco polos do programa Pro Paz nos Bairros, que atende crianças e adolescentes na faixa de 8 a 18 anos, moradores da Região Metropolitana de Belém, estão com inscrições abertas para as atividades de esporte, lazer, arte e cultura ofertadas nesses núcleos. O formato é de complementação escolar, o que cria alternativas saudáveis e de continuidade educacional nas linguagens artísticas (cênica, musical, plástica, audiovisual, literatura, dança) e educação física.

As atividades iniciaram nesta quarta-feira (01), nos polos da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), localizado no município de Marituba.

Todos os alunos que frequentam o Pro Paz nos Bairros recebem uniforme, lanche, material didático e esportivo, além de acompanhamento psicopedagógico por meio de profissionais orientados para o atendimento não só dos alunos, como dos familiares. O programa é uma realização da Fundação Pro Paz e tem por objetivo despertar nesses jovens a consciência da necessidade de mudança comportamental para a construção de uma cultura de paz coletiva, especialmente nos bairros periféricos.

A dona de casa Izabela Pinho, 28 anos, foi ao polo Mangueirão para matricular o filho. "Vi pela TV que as vagas estavam abertas e aproveitei para inscrevê-lo nas atividades esportivas. Quero que ele saia do sedentarismo e desenvolva a disciplina, a concentração e a saúde", detalhou.

Alexandre Ferreira, 10 anos, que já frequenta as atividades do polo Mangueirão, participou das atividades de acolhimento e aproveitou a manhã para jogar futebol. "Moro aqui perto e estou feliz em voltar para as aulas. Aqui eu vejo meus amigos e professores."

Para se matricular, os interessados devem procurar o polo mais próximo de sua casa, acompanhado de um representante legal, e apresentar os seguintes documentos: duas fotografias 3x4 e cópias da carteira de identidade (RG) do responsável, da certidão de nascimento ou RG do aluno a ser matriculado, do comprovante de residência e da declaração de matrícula na rede pública estadual. Não é possível se matricular pela internet ou por telefone. O processo é feito apenas presencialmente.

Endereços dos Polos:

UFPA: Campus III da Universidade Federal do Pará - Rua do Tucunduba, s/n - Atende crianças e adolecentes dos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas e a comunidade do Riacho Doce.

UFRA: Avenida Perimetral, 2.501, bairro da Terra Firme - Atende o público dos bairros de Canudos, Terra Firme, Curió-Utinga, Guamá e localidades do entorno.

MANGUEIRÃO: Rodovia Augusto Montenegro, km 3, Estádio Mangueirão - atende os bairros do Bengui, Mangueirão, Cabanagem, Parque Verde, Tapanã, Tenoné, assim como Pratinha I e II.

SACRAMENTA: Praça Dorothy Stang, localizada entre as avenidas Senador Lemos e Predo Álvares Cabral - atende bairros como Barreiro, Marambaia, Val de Cans, Telégrafo e Souza.

IESP: Rodovia BR-316, km 13, s/n, região central de Marituba.

Por Mayara Albuquerque