Início » Noticia » Pro Paz leva ao Parque Shopping programação voltada às mulheres
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz leva ao Parque Shopping programação voltada às mulheres

Distribuição de material informativo e orientação para atendimento fazem parte da programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher que a Fundação Pro Paz vem realizando em parceria com o Parque Shopping. Na terça-feira (21) foram promovidas atividades artísticas, de conscientização e de prevenção à violência contra a mulher, que prosseguem nesta quinta-feira (23) e no sábado (25), com a participação de psicólogas e assistentes sociais do Pro Paz Mulher.

As profissionais distribuem às frequentadoras do shopping material com orientações sobre os diversos tipos de violência cometidos contra a mulher e sobre os locais onde elas podem procurar ajuda, além de encaminhá-las para atendimento.

O evento de terça-feira contou com a presença de Érica Paes, atleta mundial de MMA (Artes Marciais Mistas), que ministrou a primeira aula de defesa pessoal, como parte do projeto "Eu Sei Me Defender", promovido semanalmente no Pro Paz Mulher e na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme.

Em seguida houve a apresentação da Companhia de Dança Caminhos, criada a partir de um grupo de adolescentes que frequenta as oficinas de dança contemporânea do projeto Pro Paz nos Bairros, polo da Universidade Federal do Pará (UFPA). No shopping, eles apresentaram um trecho do novo espetáculo "O Cemitério dos Pássaros".

Fortalecimento - Para Érica Paes, a parceria é importante para que o projeto chegue ao maior número de mulheres e, desta forma, colabore com a autoestima e o fortalecimento do público feminino. “Diante da triste realidade dos altos índices de violência contra mulheres sempre tive vontade de repassar meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Eu já fui vítima de violência doméstica e de duas tentativas de estupro, que felizmente foram frustradas devido ao meu conhecimento técnico marcial. Vejo no projeto uma oportunidade de ensinar essas técnicas para que outras mulheres aprendam a se defender também. Quanto mais lugares chegarmos, melhor”, afirmou a atleta.

Na quinta e no sábado haverá aulas do projeto “Eu Sei Me Defender”, seguido de apresentações de cantores paraenses, que participarão de um festival no final do mês. A programação será encerrada com o lançamento do projeto “360 graus - Respeito às mulheres em sua diversidade", coordenado pelo Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e da Fundação Pro Paz, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a violência contra a mulher.

“Sabemos do grande número de assédios enfrentados por nós, mulheres, diariamente. É muito gratificante trazer este projeto para o shopping, para que mais mulheres possam conhecer e se matricular com a gente no Pro Paz Mulher ou na UIPP”, ressaltou Raquel Cunha, coordenadora do Pro Paz Mulher.

Programação

Quinta (23)

17 h - Aula defesa pessoal projeto "Eu Sei Me Defender"

20 h - Apresentação artística 

Sábado (25)

17 h - Aula defesa pessoal projeto "Eu Sei Me Defender"

19 h - Projeto 360 graus - Respeito às mulheres em sua diversidade, com interatividade de homens 

20 h - Apresentação artística

Por Mayara Albuquerque