Pro Paz Juventude ministra aula inaugural de cursos profissionalizantes
Fotos: Sidney Oliveira/ Ag. Pará
Nesta sexta-feira (8), jovens matriculados nos cursos profissionalizantes do Pro Paz Juventude participaram, no auditório da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), da aula inaugural que marcou o início das atividades de qualificação profissional do segundo semestre. São 200 alunos no total, que receberam o material didático que será usado durante os dois meses de atividades nos polos e unidades do Pro Paz em Belém.
Clique e veja fotos da aula inaugural
Participaram da solenidade o coordenador do Pro Paz, Simão Bastos, o titular da Seter, Rodivan Nogueira, o supervisor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena, e a titular da Diretoria de Qualificação Profissional da Seter, Liandra Magno. Durante a aula inaugural, os alunos acompanharam a metodologia desenvolvida nos cursos profissionalizantes e conheceram a equipe de professores responsáveis por ministrar os conteúdos nos espaços do Pro Paz.
Simão Bastos destacou a parceria com jovens de 94 municípios paraenses, ainda no ano de 2011, na construção de políticas públicas voltados ao protagonismo juvenil, o que possibilitou a implantação de cursos profissionalizantes, desde o ano de 2012, em diversos municípios do Pará. “Esse movimento do Pro Paz em parceria com diversas secretarias de governo possibilitou que ouvíssemos, ainda em 2011, as demandas dos jovens paraenses em diversas áreas, como a geração de emprego, por exemplo. Esses dois meses em que os jovens estarão em aula farão uma diferença enorme para que todos possam entrar no mercado de trabalho”, destacou.
Segundo o secretário Rodivan Nogueira, a parceria com o Pro Paz Juventude possibilita o acesso de jovens de baixa renda a cursos profissionalizantes gratuitamente. “Fizemos um planejamento responsável para que os jovens contassem com cursos profissionalizantes com grandes demandas no mercado de trabalho e da comunidade, para que todos tenham a possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Estamos cumprindo o nosso papel que é o de gerar emprego e renda no Pará”, observou.
As aulas começam na próxima segunda-feira (11), nos polos do Pro Paz nos Bairros localizados na Universidade Federal Rural do Pará (UFPA), Sacramenta e no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), além das Unidades Integradas do Pro Paz (UIPPs) do Guamá, Terra Firme e Distrito Industrial e no Núcleo Pro Paz Jovem Trabalhador. Todas as vagas nesses locais já foram preenchidas. No próximo dia 18 de agosto, começam as aulas nos polos do Pro Paz nos Bairros do Mangueirão e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) - este ainda está com vagas abertas para os cursos de camareira, recepcionista e garçom e garçonete.
Texto:
Tiago Furtado