Início » Noticia » Pro Paz Enem reuniu 300 estudantes neste fim de semana em Breves
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Enem reuniu 300 estudantes neste fim de semana em Breves

 

Cerca de 300 estudantes participaram, comparecendo em peso, dos dois dias de atividades de “aulões” da Caravana Pro Paz Enem neste fim de semana em Breves, no Marajó. A programação, que ocorreu no auditório do Centro de Desenvolvimento de Educação Profissional (Cedep), mobilizou também turmas em Capanema e Belém durante todo o fim de semana.

Promovidos pelo governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz, em parceria com professores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os “aulões” do Pro Paz Enem têm como objetivo preparar estudantes da rede pública estadual para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre em novembro.

 As aulas são gratuitas. Os conteúdos são repassados por professores da Seduc e também por especialistas da rede particular, contratados pela Fundação Pro Paz para reforçar as matérias vistas em Belém e em vários outros municípios do Estado. Iniciadas no ano passado, as atividades trazem uma novidade este ano: as apostilas do conteúdo visto em sala também podem ser baixadas em PDF pela internet pelos alunos inscritos nas aulas. Além disso, programas ao vivo vêm sendo veiculados pela TV Cultura - toda quarta, quinta e sexta-feira, às 19h, com reprise aos sábados, de 7h às 10h.

Marajó na rota - Em Breves, a notícia da primeira edição dos aulões do Pro Paz Enem animou as inscrições entre as escolas. Entre os cerca de 300 alunos que participaram dos dois dias de atividades, também se viam estudantes de vários outros municípios do arquipélago marajoara. Muitos professores de Belém viajaram até doze horas de barco para cumprir a agenda no Marajó.

“Estamos atendendo a uma grande demanda de vários municípios do Estado. Em Capanema, por exemplo, neste fim de semana já é a segunda edição. Além de Belém, que tem tido aulões todos os domingos, já há três fins de semana, também chegamos a Santarém e Abaetuba”, avaliou o coordenador do programa Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues.

No próximo fim de semana, os estudantes de Breves terão mais um encontro com os professores convocados pela Seduc. Os aulões serão retomados no próximo sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e também no domingo, das 8h às 12h.  A programação continuará se revezando por vários outros municípios do Estado, durante todos os fins de semana, até novembro.

“A dinâmica é oferecer grandes aulões motivadores para os estudantes que farão o Enem. Os professores atuam de forma bem dinâmica e didática, dando dicas importantíssimas e tocando conteúdos essenciais e atuais para todas as disciplinas das provas deste ano”, pontua Raimundo Rodrigues. O coordenador do Pro Paz Enem, porém, ressalta: o maior objetivo do projeto não é substituir as atividades e os conteúdos que já são tocados pelos professores da rede pública de ensino.

"Queremos dar um estímulo a mais aos alunos e aos professores, para que se preparem e alcancem os objetivos para as provas”, pontua Raimundo Rodrigues. “A Fundação Pro Paz assim cumpre também a sua missão, que é implementar políticas públicas para a criança, a juventude e a adolescência. O Enem Pro Paz é uma ação a mais para esse estímulo à formação desses alunos, dando auxílio à preparação para as provas que dão acesso à universidade”.   

Dedicação - Para a estudante Silvia Letícia Costa Oliveira, 18, mãe de Tarso Gabriel Costa Bispo, de 4 meses, a oportunidade é única. No sábado, enquanto o bebê dormia ao seu lado na sala de aula, aconchegado por uma pequena cadeirinha levada de casa, ela anotava as explicações da aulão de Física. Os olhos se revezam entre a caneta, que riscava novas dicas na apostila, o rosto do pequeno Gabriel, e a projeção feita pelo professor no final do salão que abrigava a turma do Enem.

“Eu estou achando tudo muito legal. Vai me ajudar muito”, disse Silvia. Essa será a terceira experiência da estudante no Enem. Nas últimas duas edições, ela tirou notas boas, mas ainda não tinha idade nem grau completo para transformar o bom desempenho numa vaga na universidade. “Esse ano termino o ensino médio. Quero fazer Pedagogia ou Ciências Naturais, inicialmente, aqui em Breves, mas assim que meu filho crescer, pretendo sair e cursar Direito em outro lugar”.

Ânimo – Esse é mesmo o espírito que marca os aulões do Pro Paz Enem. Os professores se revezam de forma animada: dão dicas salvadoras, esclarecem conteúdos que valem ouro para as provas e despejam bom humor e injeções de ânimo nas suas apresentações – uma fórmula que tomou por completo a atenção dos 300 estudantes que participaram da virada deste fim de semana em Breves.   

“Gostei muito da parte de Química, Matemática e Literatura”, avaliou Marcelino Vieira, 19, no intervalo de meio-dia do aulão do sábado. “É a segunda vez que farei as provas, e agora é para valer. Quero fazer Educação Física”, planeja o estudante, que hoje faz curso técnico de montagem de computadores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e estuda também na rede regular de ensino. “Serei o primeiro a ter faculdade dos oito irmão lá de casa”.

Mesmo tendo seguido até o meio-dia deste domingo, o aulão deste fim de semana em Breves não foi dispensado nem por quem já soma até dez horas de estudos diários em busca do sonho do ensino superior. “É muito importante vir. Sempre tem uma coisinha que você pode descobrir ou rever”, argumentou Rodolfo Barbosa, 18. “Às vezes você se concentra tanto em algumas disciplinas que se esquece de passar um olho no outros conteúdos. E isso foi legal aqui para mim”, avaliou. O sonho de Rodolfo é cursar Medicina na capital. “Nessa fase final, agora que se aproximam as provas, vou aumentar o ritmo de estudos em casa”, planeja.

“Com o Pro Paz Enem estamos fazendo mais um pouco para cumprir essa missão, de garantir a esses estudantes uma boa oportunidade de fazerem a prova no Enem. É para além do esforço que já é feito nas nossas escolas, dentro das premissas por um ensino público e de qualidade. Num momento como esse, é bom ver que temos vários parceiros ajudando a fazer essa ação. O apoio de empresas locais de navegação, por exemplo, foi fundamental para trazer para cá as várias apostilas que estão sendo distribuídas aos alunos. É uma grande rede de colaboração, como pede a educação. O impacto desse tipo de ação será significativo”, avaliou Maria do Socorro Cavalcante da Cunha, gestora da 13ª Unidade Regional de Educação (URE) da Seduc, que integra ações em oito municípios da porção do oeste marajoara: Gurupá, Curralinho, Melgaço, Bagre, Breves, Portel, Chaves e Anajás.

Provas – Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, este ano Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 9, 3 milhões de inscritos em todo o País. Mais de três milhões de inscrições foram registradas somente na região Norte. As provas do Enem 2016 acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro, em todo o Brasil.

Iniciado em 2015, o Pro Paz Enem já atendeu a mais de 12 mil estudantes com "aulões" realizados em Belém e também em municípios do interior. Este ano, além da capital, o projeto contemplará os estudantes de Castanhal, Capanema, Breves, Portel, Santarém e Abaetetuba.

Pro Paz Enem 2016
Inscrições - 
No site do Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br).  Busque o link das aulas no seu município. Também é possível se inscrever antes do início das aulas.
Apostilas online - No site do Pro Paz Enem também é possível baixar PDFs das apostilas.
Aulas na TV – Assista na TV Cultura (canal 2), sempre às quartas, quintas e sextas (19h), com reprise aos sábados (de 7h às 10h).

Por Lázaro Magalhães