Mutirão da Cidadania do Pro Paz atende 1,5 mil em Ananindeua
O Pro Paz fez, nesta terça-feira (23), 1.564 atendimentos, entre emissão das carteiras de identidade e de trabalho, certidão de nascimento, CPF e título eleitoral, além de assistência jurídica, no segundo dia do Mutirão de Cidadania para a população do Aurá, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Entre os serviços com maior procura estavam, nesta manhã, a emissão da carteira de identidade e do título de eleitor. Tainá Gonçalves Silva, 18 anos, nunca havia tirado o RG. Moradora do Loteamento Nova Vida, em Ananindeua, ela pretende se inscrever em concursos públicos, o que só é possível com o documento de identificação. “Agora vai melhorar bastante, pois posso me inscrever em provas e concursos. É a primeira vez que tenho identidade”, disse.
Segundo o defensor público Raimundo Elias de Sousa, muitas pessoas comparecem ao mutirão para fazer retificações na certidão de nascimento, alterando os nomes de pais ou avós que estejam grafados de maneira errada. “Alteramos os dados da certidão de muitas pessoas que passam por aqui. Fazemos o trabalho de restauração do documento, pois muita gente tem a certidão e até retirou outras documentações com esse registro, mas ele simplesmente não existe no cartório”, explicou.
“Retiramos uma nova certidão de nascimento com os dados do documento que a pessoa tem, e também fazemos acordos judiciais, pensão alimentícia e até mesmo divórcio”, reiterou o defensor. Pessoas de outros bairros da região metropolitana de Belém aproveitaram e compareceram até a Escola Parque Bolonha, em Águas Lindas, para retirar novos documentos.
Foi o caso da dona de casa Maria Helene Luz de Souza, 52 anos, que mora na Cidade Nova V, em Ananindeua. Ela teve a carteira de trabalho extraviada e compareceu ao mutirão para pegar uma nova – aproveitou e retirou outros documentos. “Temos de aproveitar que a maioria das pessoas está passeando no interior e tirar os documentos sem enfrentar longas filas. Agora que tirei a minha carteira de trabalho, vou aproveitar e emitir uma nova identidade e CPF”, disse.
O Mutirão de Cidadania prossegue com o atendimento nesta quarta-feira (24), a partir de 8 horas, na Escola Municipal Parque Bolonha, localizada no bairro Águas Lindas. A ação é coordenada pelo Pro Paz Cidadania, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Polícia Civil, Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz