Início » Noticia » Jovens iniciam as aulas nos cursos profissionalizantes do Pro Paz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Jovens iniciam as aulas nos cursos profissionalizantes do Pro Paz

Fotos: Cláudio Santos/ Ag. Pará

Alunos matriculados nos cursos profissionalizantes do Pro Paz Juventude, garantidos por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), iniciaram as aulas na manhã desta segunda-feira, 11, em toda a Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 520 jovens na faixa entre 18 e 29 anos participarão de mais de 20 tipos de cursos distribuídos nos cinco Polos Pro Paz nos Bairros, três Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) e o Núcleo do Pro Paz Jovem Trabalhador. Todas as vagas foram preenchidas e por conta da grande procura foi necessário fazer cadastro de reserva, para o caso de haver desistências.

Os cursos, que tem como objetivo qualificar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho ao mesmo tempo em que garantem a inclusão social e o incentivo ao desenvolvimento econômico, são os seguintes: auxiliar administrativo, operador de caixa, mecânica de motos, manicure, camareira, recepcionista, garçom e garçonete, montagem e manutenção de computadores, encanador hidráulico, mecânico de refrigeração, auxiliar de contabilidade, pintor de obra, confecção de tortas e doces finos, confecção de lanches comerciais, secretariado, almoxarife, panificação e confeitaria natalina, empreendedorismo, produção e promoção de eventos, habilidade no salão de beleza, vendedor de comércio varejista e culinária japonesa.

Hoje foi um dia importante para o jovem Alace Pereira, 29, que mora no bairro da Sacramenta e procurou o polo localizado próximo a sua casa para participar do curso de montagem e manutenção de computadores. Ele vê no Pro Paz uma oportunidade de melhorar de vida. “Soube desses cursos pelo jornal e como estou procurando emprego não pensei duas vezes para me inscrever. Além de ser gratuito é próximo de onde eu moro e tem profissionais qualificados. O primeiro dia de aula está sendo surpreendente. Primeiro pelo fato de ver que a informática é algo muito maior do que eu imaginava, e segundo por constatar que é tudo muito bem organizado, diferente do que as pessoas pensam quando se trata de um curso ofertado pelo governo. Esse vai ser um passo importante na minha vida, pois pretendo sair daqui, encontrar um bom emprego e ajudar a minha família”, declarou.

Expectativa também para o professor Tiago Vidal, 28, Analista de Sistemas, que pela primeira vez participa do projeto e não vê a hora de poder repassar seu conhecimento à comunidade do bairro da Sacramenta. “Está sendo uma experiência única iniciar um ciclo de dois meses de convivência com esses jovens e poder repassar a eles um pouco do que aprendi na universidade. Nem todo profissional da área de tecnologia se interessa em dar aula, mas esse sempre foi meu sonho, que passo a realizar junto com o sonho deles em adquirir conhecimento. É uma turma muito atenta e tenho certeza que daqui sairão excelentes profissionais”, detalha.

Para a auxiliar de coordenação dos cursos do Polo Sacramenta, Lourena Monteiro, esta etapa dos cursos do Pro Paz Juventude está sendo surpreendente, pois as vagas se esgotaram rapidamente. “A procura foi muito grande, pois os cursos foram bem divulgados. Chegamos a receber várias pessoas da mesma família para se capacitar em diversas áreas. Além das aulas, oferecemos boné, camiseta, material didático e escolar, além de lanche, diariamente. É a forma que encontramos para receber, da melhor forma possível, os nossos jovens”, explica.

O coordenador geral do Pro Paz, Simão Bastos, falou da importância da oferta dos cursos profissionalizantes para a qualificação dos jovens paraenses. “Essa atividade faz parte de um diálogo estabelecido com diversos segmentos da sociedade, formado por instituições públicas e movimentos sociais, que começou em 2011 durante a II Conferência Estadual de Juventude e pedia por cursos profissionalizantes voltados a este público. Inclusive, ainda este mês estaremos realizando nova Conferência da Juventude, de onde pretendemos tirar novas experiências em conjunto com os nossos jovens”, observa.

Os cursos do Pro Paz Juventude acontecem simultaneamente nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) do Guamá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e nos polos do Pro Paz localizados nos bairros Sacramenta e Mangueirão, além do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, e o Núcleo Pro Paz Jovem Trabalhador.

Texto:
Nil Muniz