Caravana Pro Paz Cidadania alcança mais de 2 mil atendimentos em Bragança
Termina neste sábado, 17, o atendimento da Caravana Pro Paz Cidadania em Bragança, município localizado na região nordeste do estado. Com o apoio da prefeitura e secretarias estaduais, a ação começou na quinta-feira, 15, no ginásio do Senai. Até o momento, mais de dois mil atendimentos foram feitos.
A população pode solicitar a emissão de RG, CPF, certidão de nascimento (1° e 2° via), Id Jovem, identidade de nome social e aconselhamento jurídico. "Estamos oferecendo serviços de qualidade ao município, por meio das parcerias que firmamos, tal como a parceria com a Polícia Civil, com as emissões na mesma hora do RG, Defensoria com aconselhamento jurídico, a Prefeitura com os voluntários, entre outros. Nestes três dias esperamos totalizar 3.000 atendimentos. Levar cidadania é promover a cultura de paz", destacou Mônica Altman, presidente da Fundação Pro Paz.
Para Caetano Cardoso, 75 anos, esta é uma oportunidade de acesso a documentos básicos e de forma gratuita. "Estou tirando a segunda via do meu RG e não estou gastando nenhum centavo para isso", disse.
Após Bragança, a caravana segue para o município de Augusto Corrêa, nos dias 19 e 20 de março, no centro Catequético de Nazaré; em seguida para Viseu, de 22 a 24 de março.
A Fundação Pro Paz é responsável pela operacionalização das caravanas e conta com a parceria das Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis e de Assistência (Semsu), Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), assim como Defensoria Pública do Estado do Pará, Polícia Civil e Secretarias Municipais de Assistência Social das cidades atendidas.
Por Emanuele Corrêa