Início » Noticia » Caravana Oftalmológica atende a população de Cachoeira do Piriá
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalmológica atende a população de Cachoeira do Piriá

Maria do Socorro, 65 anos, mora a cinco anos em Cachoeira do Piriá e se operou de catarata no olho esquerdo.

(Agência Pará de Notícias)

O município de Cachoeira do Piriá, localizado na região do Caeté, nordeste do Pará, recebe pela primeira vez a ação da Caravana Oftalmológica Pro Paz. Os atendimentos começaram na manhã deste domingo (6) e vão até às 18 horas de segunda-feira (7), no Centro de Cultura. A ação oferece gratuitamente consultas, exames e cirurgias para a população que geralmente não tem acesso a esses serviços. Basta levar a identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A aposentada Carmen dos Santos, 64 anos, fez cirurgia de catarata e pterígio (carne crescida). Ela estava com problema na visão há muito tempo, e vivia na expectativa de um atendimento especializado. “Estava com esse problema há bastante tempo, e essa operação foi uma bênção. Quero agradecer à prefeitura e ao governo, que estão nos ajudando. Agora posso desfrutar da beleza da vida, e ver a vida como ela é”, disse.

Maria do Socorro, 65 anos, mora há cinco anos em Cachoeira do Piriá. Ela se operou de catarata no olho esquerdo. “Estava com problema desde quando eu morava no Maranhão. A minha filha sempre me dizia que eu estava com problema, e agora chegou a oportunidade. Quero agradecer muito pelo que vocês estão fazendo” disse.

 O lavrador Lucas Cardoso, 76 anos, estava na fila para ser operado de catarata nos dois olhos. Apesar da idade, ele disse que pretendia se operar para voltar a trabalhar na lavoura. “Sou cearense e já rodei muito esse Pará. Trabalhei capinando mato no quintal, faço plantio, já plantei batata, macaxeira e feijão, e ser der tudo certo volto a trabalhar,” explicou.

Assistência – A Prefeitura de Cachoeira do Piriá aproveitou a passagem da Caravana Pro Paz e também fez uma ação conjunta com outras especialidades médicas. O secretário de saúde do município, Tellyson Araújo Furtado, explicou que toda quarta-feira os médicos vão até as comunidades para prestar diversos tipos de atendimentos, e a ida da ação do Pro Paz  fortalece ainda mais as ações de saúde.

“Com a caravana aqui, vamos criar uma melhor condição para a população, especialmente aquelas que têm dificuldades por causa da idade e do problema na visão. O município estava precisando de uma ação como essa para suprir essa demanda. Toda quarta-feira vamos às comunidades levando uma grande ação de saúde”, contou.

A prefeita da cidade, Maria Bernadete Bessa, foi conhecer o trabalho da caravana e aproveitou para agradecer pelo trabalho. “Nosso município nunca recebeu uma ação como essa. Vamos completar 17 anos de emancipação política, e é a primeira vez que isso acontece. Hoje 80% da nossa população vivem na zona rural. Estamos dando todo apoio para quem precisa vir até aqui. Damos transporte, lanche e almoço”, disse.

A Caravana Oftalmológica Pro Paz segue para Maracanã (dias 9 e 10), Colares (15) e Curuçá (dias 17 e 18). 

Texto:
Antenor Filho - Secom