Início » Noticia » AÇÃO CIDADANIA SOMA MAIS DE 89 MIL ATENDIMENTOS
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

AÇÃO CIDADANIA SOMA MAIS DE 89 MIL ATENDIMENTOS

quinta-feira, 7 Janeiro, 2021

Programa já esteve em 30 municípios para garantir direitos de cidadania a populações vulneráveis

O governo proporcionou acesso a serviços gratuitos e essenciais de cidadania, saúde, assistência social, emprego e renda, nos municípios do interior do estado e na Região Metropolitana de Belém, com o programa Ação Cidadania, executado pela Fundação ParáPaz. Milhares de famílias paraenses foram beneficiadas sem precisar se deslocar de uma cidade a outra.

As ações abrangem principalmente as regiões de integração do Pará e têm como maiores demandas a emissão de documentos, indispensáveis para o exercício da cidadania com dignidade, e, também, consultas com especialistas, geralmente nas áreas de ginecologia, clínica médica e pediatria, por meio de unidades móveis climatizadas e adaptadas ao atendimento com conforto.

 Marinelza Ferreira, 46 anos, participou da ação nos dias 3 e 4 de novembro, em São Félix do Xingu,  sudeste do Pará, e conseguiu emitir o documento de identidade dos três filhos, após anos de espera.

“De onde eu moro pra cá são 4 horas de viagem de barco. Quando soube que teria aqui, me programei pra não perder, porque era uma grande oportunidade de renovar meus documentos e tirar a identidade dos meus filhos. Pra ver a alegria deles, vale todo esforço”, agradeceu a agricultora.

A iniciativa tem a parceria de diversos órgãos estaduais, com papel fundamental nas ações que, em um só local, possibilitam o acesso à 1ª e 2ª vias de Registro Geral (RG), Registro Civil (certidão de nascimento), certidão de óbito e atendimento jurídico, encaminhamentos para exames, coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea, aferição de pressão arterial, testes rápidos de sífilis, hepatites virais e HIV, com resultado em menos de 20 minutos, entre outros.

META

“Já estivemos em diversas regiões, como a Araguaia, Guamá, Rio Caeté, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Rio Capim, Carajás, Marajó, Guajará e Tocantins. Nossa meta é alcançar todas as regiões de integração que não conseguimos em 2020, como a Região Tapajós e Xingu, para atendermos cada vez mais a população paraense que precisa”, ressaltou Sidney Gouvêa, presidente da Fundação ParáPaz.

Em dois anos de gestão, 30 municípios foram contemplados, 26 dos quais no interior e 4 da Região Metropolitana de Belém. No total, 60 edições do programa foram promovidas, somando 89,9 mil atendimentos e média de 20,5 mil documentos de identidades emitidos, cerca de 5 mil atendimentos de saúde e 6 mil encaminhamentos de gratuidade para 1ª e 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de atendimentos jurídicos e orientações judiciais, participação de jovens, crianças e adultos em atividades lúdicas, recreativas e educacionais, por meio do projeto “Espaços Abertos”, da Fundação ParáPaz.

Outro projeto lançado recentemente pela ParáPaz  foi o “Entre Elas”, que garante a vítimas de violência doméstica e familiar atendimento jurídico e psicossocial - com assistente social e psicóloga -, de forma individual e em roda de conversa.

A dona de casa L. T. S. A. agradeceu o acolhimento. “Eu passei por violência psicológica e chorava sozinha em casa, fiquei muito mal. E quando escuto outras mulheres que tenham passado por esse mesmo sofrimento e até mesmo por sofrimentos piores, vejo que não estou sozinha. Conversei com a psicóloga e ela vai me encaminhar pra atendimento no polo e por isso já me sinto bem melhor”, concluiu a moça, de 26 anos, que foi ao local em busca de atendimento médico. O projeto já atendeu 53 mulheres.

Entre os órgãos parceiros nas ações, estão as secretarias estaduais de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Saúde Pública (Sespa), de Educação (Seduc), além da Defensoria Pública, Prodepa, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Hemopa) etc.