Home » Noticia » Pro Paz realizará no Marajó mutirão de cirurgias oftalmológicas
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz realizará no Marajó mutirão de cirurgias oftalmológicas

O Pro Paz levará atendimento oftalmológico à população de seis municípios do Marajó

O governo do Estado, por meio do Programa Pro Paz, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza na próxima segunda (20) o primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas no Arquipélago do Marajó. Essa é a primeira ação desse tipo realizada na região. A gerente do Pro Paz, Cláudia Vinagre, disse que a caravana foi articulada após um levantamento da Sespa, que detectou um alto índice de pessoas com cataratas no Marajó. "Nosso objetivo maior é levar esse tipo de serviço à população que não tem acesso", informou.

Para realizar o mutirão foi montada uma grande estrutura. A população será atendida em duas carretas, equipadas com aparelhos de última geração. Uma das carretas terá consultórios, e a outra um centro cirúrgico, com capacidade para realizar cirurgias de alta e média complexidade. "Essa é a primeira carreta do Brasil adequada para esse tipo de trabalho. Está dentro das normas exigidas pela vigilância sanitária. É uma carreta hospital", disse o oftalmologista Fábio Vieira.

A capacidade média de atendimento diário é de 250 cirurgias e 250 consultas. Treze médicos especialistas realizarão as cirurgias em pacientes encaminhados pelo município, com o monitoramento da Sespa. Mas também será atendida a demanda espontânea. "Já existe um pré-cadastro dos municípios, mas, além disso, teremos portas abertas para consultas e, nessas consultas, será feita triagem para as cirurgias", ressaltou Cláudia Vinagre.

Catarata - Serão realizadas várias cirurgias oftalmológicas, para corrigir problemas como pterígio, estrabismo e astigmatismo, além das cirurgias de catarata. Segundo pesquisas, a catarata é considerada a primeira causa de cegueira no mundo, acometendo grande parte da população idosa, e o único tratamento é a cirurgia. "Não podemos dizer que as cirurgias são simples, mas os pacientes recebem uma anestesia com colírio. As cirurgias são feitas a laser e, assim que acabar, os pacientes receberão um kit com uma bolsa, contendo óculos e colírio, e poderão ir para casa. O pós-operatório será feito por uma médico da equipe, que ficará no município para acompanhar os pacientes", disse ele.

O mutirão será realizado em seis municípios - Melgaço, Curralinho, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra -, com dois dias em cada cidade. A expectativa é realizar mais de 5 mil consultas e mais de 1.500 cirurgias. 

Texto:
Brena Moreira - Pro Paz