Home » Noticia » Pro Paz realiza palestras para combater exploração sexual de crianças e adolescentes
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz realiza palestras para combater exploração sexual de crianças e adolescentes

O Pro Paz Integrado está realizando durante esta semana uma programação em diversas escolas dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, em comemoração alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no próximo dia 18 de maio.

A programação conta com palestras e oficinas para alunos, pais e professores e tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre a violência sexual para que a sociedade denuncie e ajude a diminuir os índices de exploração de crianças e jovens. A expectativa é atingir um público de mais de duas mil pessoas em toda a ação.

Nesta terça-feira, 14, a ação está sendo realizada na ilha de Outeiro, nas Escolas São João do Outeiro, da Brasília, Genir Gabriel e Franklin de Menezes. A programação começou nesta segunda-feira, 13, na ilha e passou pelas escolas Bosque, Helder Fialho, do Fidelis e Escola Monsenhor Azevedo, com palestras sobre os diferentes tipos de violência, orientações sobre os sintomas de uma pessoa que é vítima de exploração e os locais que recebem denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

O Aluno do 2º ano da Escola Bosque, Wesgley Rodrigues, de 15 anos, falou sobre a importância de palestras sobre violência para que a comunidade do distrito de Outeiro ajude a denunciar. “A palestra é importante para que possamos ter noção da nossa própria realidade, existem alguns tipos de violência que eu nem sabia que existiam, como a violência negligencial. Caso a gente assista alguma caso desse tipo, podemos denunciar”, declarou.

Segundo a Coordenadora do Pro Paz Integrado, Eugênia Fonseca, a violência sexual trata-se de um problema social e a população precisa ser estimulada a denunciar esse tipo de crime. “Esse é um crime que precisa ser combatido não só pelo Governo, mas também pela sociedade. Que ela possa nos ajudar realizando a denúncia. É por isso que estamos com esse trabalho de prevenção, para que a comunidade esteja alerta sobre os riscos que a criança e o adolescente está correndo”, disse.

O Pro Paz Integrado realizou 9211 atendimentos desde o seu início, no ano de 2004, até o ano de 2012. Já no ano 2013, as quatro unidades existentes do Pro Paz (Santa Casa, CPC, Bragança e Santarém) realizaram 876 atendimentos entre os meses de janeiro e abril. Cerca de 30% dos casos de violência sexual registradas pelas Unidades do Pro Paz Integrado na Santa Casa e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves são dos distritos de Icoaraci e Outeiro.

Ações

Além de palestras nas escolas, o Pro Paz Integrado oferece serviços preventivos e ações repressivas nos distritos, por meio do Pro Paz Integrado Itinerante, oferecendo atendimento interdisciplinar para vítimas de violência sexual e suas famílias. “Contamos com o apoio de policiais civis, psicólogos, enfermeiras e assistentes sociais, além disso, vamos visitar os bares e restaurantes, orientando os donos dos estabelecimentos a denunciarem qualquer tipo de violência contra jovens e situações de vulnerabilidade. Contaremos também com ações educativas nas orlas de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba”, afirmou Eugênia Fonseca.

A psicóloga da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Mônica Lemos, falou sobre a importância em detectar os sintomas de um jovem vítima de violência. “Fazemos um trabalho de qualificação desses jovens, apresentando os principais sintomas de quem é vítima de violência e exploração sexual. Isolamento, raiva e depressão podem ser sintomas desse tipo de violência. Vamos difundir esse conhecimento para que os jovens divulguem para as suas famílias, nas igrejas e na própria escola”.

A programação com palestras e oficinas segue ao longo desta semana, nesta quarta-feira, 15, em quatro escolas de Cotijuba, e na próxima quinta e sexta, em oito escolas do distrito de Icoaraci. No sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada uma caminhada contra o abuso e a exploração sexual, às 8h, com concentração em frente à Escola Liceu, Bairro do Paracuri, seguindo até a orla de Icoaraci, encerrando com uma grande programação cultural com artistas da terra.

A Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual é realizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formado pelo Pro Paz Integrado, secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Educação (Seduc) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), fundações Curro Velho e de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), além da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Ministério Público do Estado e Rádio Margarida.

mso-fareast-font-family:Calibri;mso-fareast-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:

"Times New Roman";mso-bidi-theme-font:minor-bidi;mso-ansi-language:PT-BR;

mso-fareast-language:EN-US;mso-bidi-language:AR-SA">Texto:
Tiago Furtado – Pro Paz