Morador de Ponta de Pedras volta a enxergar após passar por Caravana de Cirurgias Oftalmológicas
Joaquim Furtado, de 85 anos, e a filha, Joaquina Furtado: depois de oito anos sem enxergar, idoso faz cirurgia de catarata e recobre a visão.
A emoção de voltar a enxergar é indescritível. Joaquim Furtado, de 85 anos, morador de Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, sabe bem o que é isso. Depois de passar oito anos sem visão, neste domingo (26), depois de ser submetido a uma cirurgia de catarata, no mutirão de cirurgias oftalmológicas do Pro Paz, ele voltou a enxergar. "Agora posso ler, me ver e enxergar as pessoas. Antes eu só vivia em uma rede, sem enxergar e sem poder fazer mais nada", disse.
Depois de deixar o bloco cirúrgico, onde passou apenas onze minutos, foi a vez de encontrar com a filha, que o aguardava do lado de fora. O reencontro foi marcado por um abraço apertado, um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos. "Estou muito feliz. Esse era o grande sonho do meu pai desde que ele ficou cego. Estou muito emocionada, não consigo falar", disse Joaquina Furtado.
Joaquim não escondeu a felicidade de voltar a enxergar a filha. "É muito bom ver minha filha novamente". Antes de deixar o mutirão, o idoso fez questão de abraçar o médico que o atendeu, ocirurgião oftalmologista Fábio Vieira. "A gente trabalha para isso, e não tem dinheiro que pague um momento como esse", disse.
Texto:
Brena Moreira - Pro Paz