TerPaz e Sespa oferecem serviços médicos e de cidadania a moradores do Jurunas
No domingo (13), a ação beneficiará, dentro dos protocolos de proteção à Covid-19, moradores do Guamá, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua
12/09/2020 14h14 - Atualizada em 12/09/2020 16h05
Por Giovanna Abreu (SECOM)



“Caso os médicos identifiquem a necessidade de fazer a regulação desses pacientes para outros exames complementares, ou encaminhamento para outras especialidades e procedimentos cirúrgicos, o paciente sai com data e hora marcada para o novo atendimento”, informou a coordenadora.
Palestras - A programação contou também com palestras sobre saúde bucal, prevenção da Covid-19 e orientações sobre saúde da mulher. A novidade deste retorno é a inclusão das palestras de Combate ao Suicídio, em alusão à campanha nacional Setembro Amarelo. “Dialogar com a comunidade sobre temas tão importantes, como o cuidado à vida e o suicídio, tantas vezes presentes na realidade da população, faz a comunidade começar a perceber a importância de manter o equilíbrio físico, mental e espiritual”, disse Jeanne Alcântara, técnica da Coordenação de Saúde Mental da Sespa.
Marília Cavalcante, terapeuta ocupacional da Coordenação de Saúde da Mulher, abordou o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna no Estado do Pará, que envolve o fortalecimento dos cuidados com as mulheres, principalmente em relação ao pré-natal, a fim de minimizar os riscos e óbitos por causas evitáveis. “Estamos levando informações para onde ela tem que estar, diretamente às comunidades. A intenção é que elas sejam multiplicadoras dessas orientações”, ressaltou.
“É muito importante para a população receber orientações sobre educação, prevenção, pré-natal, para poder compartilhar as informações. Vou repassar para os meus filhos. Essa ação aproxima os serviços do povo. Sentimos o governo junto e se preocupando com a gente”, frisou Raquel Andrade, que participou da série de palestras.
Cidadania - A emissão de documentos de identidade foi outro serviço realizado. De acordo com o gerente de Rede Local da Seac, Murilo Ferreira, a procura pelo serviço foi grande. “A Secretaria trabalha na articulação com as lideranças de redes locais, para que a população saiba quando vamos realizar a ação. Pela intensa procura, realizamos um agendamento prévio de 150 cédulas de identidade para evitar aglomeração”, explicou.
O estudante Cleiton Pereira garantiu a terceira via do seu documento de identificação. “Não posso ficar sem documento. Estava precisando muito. O serviço foi rápido, sem tumulto, os profissionais garantem todos os cuidados e proteção durante o atendimento. Estou saindo satisfeito e com o documento já em mãos”, acrescentou.
A ação marca o retorno das atividades do TerPaz, de acordo com o Decreto 800/2020, que trata sobre a retomada gradual de atividades no Estado. “Estamos garantindo o cumprimento de todos os critérios necessários, como o distanciamento, uso de máscaras e, desde a entrada da escola, os usuários utilizam o álcool em gel para higienizar as mãos e evitar a disseminação do coronavírus ”, reiterou Murilo Ferreira.
O Projeto Ter Saúde retoma, neste final de semana, as ações em quatro bairros da Região Metropolitana de Belém. No sábado (12), a ação ocorreu nos bairros do Jurunas e Bengui, na capital. No domingo (13), a oferta de serviços continua nos bairros do Guamá, na Estação Cidadania, localizada na Avenida José Bonifácio, 2308, e no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Escola La Salle, na Estrada Santa Fé, s/n (próximo à UIPP). As ações de saúde da Sespa no TerPaz são realizadas das 8h30 às 13h30.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará