Início » Noticia » Pro Paz Cidadania beneficia população do nordeste paraense
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Cidadania beneficia população do nordeste paraense

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.
sexta-feira, 7 Julho, 2017

O Pro Paz encerrou nesta quinta-feira (06) ação de cidadania no município de Salinópolis. A presença da caravana durante três dias gerou cerca de três mil atendimentos. O próximo município a ser visitado é Cachoeira do Piriá, onde as ações acontecerão sábado (08) e domingo (09). Em seguida, será a vez de Santa Luzia do Pará.

Desde o inicio do mês, a Caravana Pro Paz Cidadania 2017 vem percorrendo municípios do nordeste paraense com serviços de saúde e cidadania para a população. A Caravana já percorreu os municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Primavera, Quatipuru, São João de Pirabas, Santarém Novo e agora, Salinas. Durante três dias de ação o município recebeu serviços de cidadania com a emissão de Registro Geral (RG), Identidade Jovem (Id Jovem), Carteira de Identidade de Nome Social, encaminhamentos para Certidão de Nascimento, assessoria jurídica, Cadastro ao Bolsa família, além de fotografias 3x4. Ao todo, foram realizados 2.900 atendimentos.

Denise Rodrigues, 29 anos, foi para a ação para tirar seu Id Jovem e já saiu com o documento em mãos. Ela pretende levar o filho para conhecer a família em Manaus. “Meu filho nasceu em Manaus e nunca teve como conhecer a sua família de lá. Ele tem 4 anos e não paga passagem mas para eu ir com com ele eu tinha que pagar e não tinha como arcar com esse custo. Agora eu vou poder levar ele. Esse é um programa muito importante para nós, jovens. Estou muito feliz com essa iniciativa”, afirmou.

“Perdi a primeira via da minha identidade e precisava dela com urgência para tentar um trabalho. Fiquei sabendo da ação e vim. Minha identidade saiu no mesmo dia, foi tudo bem rapido. Estou muito aliviada que não vou perder essa chance agora”, contou Carla Dias, estudante, de 18 anos.

A caravana Pro Paz Cidadania é realizada pela Fundação Pro Paz com o apoio da Secretaria de Assistência Trabalho Emprego e Renda (Seaster), de Comunicação (Secom), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Pará e Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego.

Colonia de Férias – O município de Salinópolis também será contemplado a partir da segunda quinzena do mês de julho, com uma colônia de férias da Fundação Pro Paz. O objetivo é oferecer uma alternativa lúdica para o período de férias escolares e assim evitar, principalmente, o trabalho infantil no município. A colônia também busca desenvolver a socialização, fortalecer a cultura de paz e estimular valores éticos, de solidariedade e respeito entre os participantes.

As atividades são gratuitas e direcionadas para crianças, adolescentes e jovens entre 8 e 18 anos e serão conduzidas por profissionais da Fundação Pro Paz, incluindo instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/PA), que integrarão as ações por meio do Programa Escola da Vida (PEV) e a Secretaria de Comunicação (Secom), com as oficinas do projeto Bizzu. Haverá práticas esportivas (futebol, vôlei e tênis de mesa), gincanas culturais e brincadeiras, assim como oficinas de leitura, percussão e do projeto Bizzu. A Prefeitura Municipal de Salinópolis apoia a atividade.

Ações integradas de Governo -  Uma das cidades com maior procura para as férias durante o período de veraneio, Salinas é foco este mês de uma série de ações do Governo do Estado como a operação "Verão Seguro 2017”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em todo o Estado. 

Segundo o balanço estatístico da Segup que compara as ocorrências registradas no mesmo período nos anos de 2016 e 2017 apontou, no primeiro final de semana das férias escolares, a queda nos índices de criminalidade no município. A equipe da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) realiza no município fiscalização voltada ao combate de crime de poluição sonora na praia do Atalaia e na orla do Maçarico e uma equipe do Detran atua nas ocorrências rodoviárias.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também programa uma série de atividades educativas para o período, no intuito de incentivar práticas sustentáveis e sensibilizar os veranistas quanto à preservação do meio ambiente.  A programação inclui oficinas abertas de pintura, colagem, desenhos em papel e pintura facial, gincanas, teatro, ecos-shows e blitzes educativas, com distribuição de cartilhas, materiais informativos e sacolas para lixo. O público-alvo são veranistas em geral, desde turistas até trabalhadores do comércio local (bares, restaurantes e barracas).

Já a equipe de fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) vem atuando na fiscalização de produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro e também dos embalados na ausência do consumidor (pré-medidos), além de instrumentos de medição (balanças e bombas medidoras de combustível), para constatar se atendem aos requisitos estabelecidos nas portarias do Inmetro. O instituto também realizará campanhas educativas, com a distribuição de cartilhas contendo orientações aos veranistas. O material traz dicas de produtos e serviços amplamente consumidos pelos paraenses durante o mês de julho.

Além disto, a Agência de Regulação Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon)  promove, pela primeira vez, uma grande campanha educativa direcionada aos usuários do transporte intermunicipal, esclarecendo sobre a importância de viajar apenas em veículos regulares e que possuam o selo do órgão. Além de combater o transporte clandestino, a campanha também traz informações sobre os direitos e deveres do veranista ao utilizar o transporte e elimina dúvidas sobre o serviço de transporte.

Serviço - Para garantir uma vaga na colônia de férias, os interessados devem comparecer aos locais das atividades acompanhados de um responsável portando carteira de identidade, comprovante de residência e fazer a inscrição. As atividades ocorrerão na Praça Luís de Sousa Bentes, diariamente no horário de 8h às 12 horas.

Por Mayara Albuquerque