'Aulão' do Pro Paz Enem lota Centro Cultural em Paragominas
Depois de passar pela capital, Belém, e pelos municípios de Benevides, Bragança e Castanhal, na semana passada, neste final de semana foi a vez das cidades de Abaetetuba, Breves e Paragominas receberem centenas de alunos inscritos nas aulas do Pro Paz Enem. Nesta última, o “aulão” foi realizado das 8h às 12 e das 14h às 18h, no Centro Cultural Reinaldo Castanheira.
O programa, garantido pelo Governo do Pará por meio da Fundação Pro Paz e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), oferta aulas gratuitas do conteúdo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontaram que em 2017 o exame teve 7.603.290 inscrições, das quais 321.367 foram de estudantes do Pará.
Como ocorre desde 2015, o Pro Paz Enem atende a região metropolitana de Belém e interior do Pará com os “aulões”, que percorrerão este ano um total de 13 cidades (Belém, Ananindeua, Benevides, Moju, Castanhal, Santarém, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Breves, Soure, Abaetetuba e Bragança) até outubro, mês que antecede as provas do exame, com a previsão de alcançar mais de 27 mil alunos em todo o Estado.
Para a estudante Wanessa dos Santos, 18, de Paragominas, o Pro Paz Enem trouxe um novo ânimo à rotina de estudos. “Esse é meu segundo Enem e participar dessas aulas gratuitas, com o apoio do material disponibilizado no site e dos professores da caravana, que são muito bons, faz muita diferença na hora da prova”, observou.
Para Maria Ferreira, 46, nunca é tarde para estudar e trilhar novos rumos. Ela também participou da aula em Paragominas e se disse motivada. “Sou formada e pós-graduada em Pedagogia e atualmente sou agente de saúde, mas pretendo cursar Serviço Social. Gostei muito da dinâmica dos professores e do conteúdo repassado. Vai ser meu primeiro Enem e espero fazer a diferença com o apoio do governo”, observou a vestibulanda.
Já para Katia Gandra, da Seduc, que também integra a coordenação do Pro Paz Enem, o programa complementa a preparação para o exame que já é feita nas salas de aula da rede estadual de ensino. “São aulas dinâmicas, que funcionam como um reforço para o conteúdo que é ministrado nas salas de aula. Para nós, do Pro Paz e da Seduc, é muito importante levar essa oportunidade aos alunos dos mais diversos municípios do estado, pois, com isso, estamos cumprindo com a nossa missão de servir ao público, em especial a esses jovens que sonham em ingressar na universidade”, explicou.
Os “aulões” do Pro Paz Enem acontecem sempre aos finais de semana na capital (em datas específicas) e no interior do estado. Nos dias 24 e 25 de junho, sábado e domingo da semana que vem, será a vez de Santarém e Marabá receberem o programa. Os interessados devem se inscrever no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br) ou chegar uma hora antes do início de cada evento para efetuar sua inscrição.
Por Nil Muniz