Pro Paz realiza palestra sobre violência doméstica em empresa de Altamira
Na manhã desta segunda-feira (06), a Fundação Pro Paz, por meio do setor psicossocial do Pro Paz Integrado (PPI), Núcleo da Região do Xingu, sediado em Altamira, realizou palestra sobre violência doméstica em uma empresa prestadora de serviços da concessionária de energia Celpa. A palestra contou com aproximadamente 25 trabalhadores, que interagiram fazendo perguntas sobre o tema e tirando dúvidas em relação à rede de enfrentamento e atendimento à mulher em situação de violência.
“O Pro Paz tem esse trabalho importante na nossa região, então resolvemos trazer o debate sobre a questão da saúde, a autoestima e a violência doméstica para os nossos funcionários”, explicou Isabel Silva, coordenadora de segurança do Trabalho da empresa. Para o eletricista Antônio Evandro Silva, 38, este tipo de palestra agrega mais conhecimento a um meio de trabalho formado em sua maioria por homens. “O mais importante foi discutir sobre os sinais da violência contra as mulheres, um mal que todos nós devemos combater”, detalhou o trabalhador.
Seguindo a programação do Governo do Pará para o Dia Internacional da Mulher, que este ano terá como tema “Respeito às mulheres em suas diversidades”, todos os núcleos do PPI, localizados no interior do Pará (Altamira, Santarém, Bragança, Tucuruí, Paragominas e Breves), preparam atividades específicas direcionadas ao mês alusivo às mulheres, o que inclui palestras e rodas de conversa de conscientização sobre o tema.
Atualmente, o Pro Paz Integrado (PPI) é o principal serviço público estadual especializado no atendimento às crianças, adolescentes, mulheres e suas famílias em situação de violência no Pará, o primeiro com o formato no Brasil e a possuir protocolos de atendimento próprios e específicos, desenvolvidos a partir de um estudo das demandas da Fundação Pro Paz na Região Metropolitana de Belém (RMB) e regiões de integração do Estado.
Por Nil Muniz.