Início » Noticia » Crianças e adolescentes atendidos pelo Pro Paz participam de aula com Seleção de Handebol
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Crianças e adolescentes atendidos pelo Pro Paz participam de aula com Seleção de Handebol

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

O estudante Gabriel Silva, 17 anos, pisou na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, pela segunda vez, nesta segunda-feira (28). A primeira foi na inauguração, em outubro, quando estava na plateia, já a segunda vez foi totalmente diferente: dentro da moderna quadra atuando como jogador de handebol. Um momento especial para o adolescente que, enquanto atuava como goleiro, era observado de perto pela atleta da Seleção Feminina de Handebol, a catarinense Duda, considerada a melhor jogadora do mundo, em 2014.

Gabriel faz parte do projeto Pro Paz nos Bairros, Polo Mangueirão, há 9 anos. Além dele, outras 49 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto, participaram da programação com a Seleção de Handebol que está em Belém para a disputa do II Torneio Quatro Nações. A competição será realizada de 1º a 3 de dezembro, na Arena Guilherme Paraense, e terá ainda a participação de Cuba, Eslováquia e Uruguai.

O estudante da Escola Estadual Costa e Silva sonha em se tornar um jogador de handebol. “Me sinto um privilegiado por estar aqui, jogando nesse ginásio novo e tão bonito. Aprendi muito sobre regras e agora fiquei ainda mais estimulado pra tentar virar um jogador de handebol”, disse o jovem.

As crianças e adolescentes da Fundação Pro Paz tiveram uma hora de oficina teórica e prática com o auxiliar técnico da Seleção, Alex Aprile. O Torneio Quatro Nações abre oficialmente o calendário da Seleção Feminina de Handebol após os Jogos Olímpicos Rio 2016, quando terminou entre as oito melhores equipes do mundo. Das 16 atletas da seleção que vieram a Belém, oito estiveram nas Olimpíadas. A equipe passa por uma renovação, sob o comando do técnico dinamarquês Morten Souback e se prepara para o Pan-americano do ano que vem, ainda em local indefinido.

Após o primeiro dia de treinos para o torneio em Belém, a comissão técnica  se dedicou aos ensinamentos com a garotada. A prática é recorrente em todas as cidades brasileiras por onde a seleção passa, com um projeto social local escolhido. “Pra nós é um prazer ter esse tipo de contato com a população de Belém e saber que a gente deixou uma semente de motivação”, disse o técnico da seleção brasileira.

“Nosso maior objetivo, além de aproximar as crianças de seus ídolos, é popularizar o handebol além da escola, onde eles têm uma prática informal. Estamos felizes por terem nos recebido muito bem aqui, junto ao Governo do Estado, com uma organização fantástica, nesse ginásio maravilhoso que é o Mangueirinho”, disse a supervisora da Seleção, Rita Orsi.

“Esse dia eles vão levar pra vida toda. Essas crianças têm no Pro Paz um porto seguro, não é mais a segunda casa deles e sim a primeira. A partir dessa experiência com a Seleção Brasileira, essas crianças vão fortalecer a confiança e a autoestima para o futuro”, comemorou a coordenadora do Pro Paz Mangueirão, Shirley Santos.

Ingressos Seis mil ingressos estão à disposição do público para serem trocados por um quilo de alimento não perecível, em dez pontos de Belém. A troca começou na manhã desta segunda-feira (28) e vai até o dia 30 de novembro, das 09 às 12 h e das 14 às 17 h. Os ingressos dão direito à rodada dupla dos jogos. O Brasil estreia na competição no dia 1º dezembro (quinta-feira)  contra a seleção cubana, às 18h45.

O número de ingressos para cada pessoa retirar é limitado apenas pela quantidade de alimentos correspondente à troca. Estão disponíveis bilhetes para todos os dias da competição.

A troca pode ser feita nos seguintes postos: Mangueirinho, Faculdade Mauricio de Nassau, Colégio Ideal (Batista Campos e Cidade Nova), sedes sociais do Remo e Paysandu, Colégio Sucesso, Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Rancho Não Posso me Amofiná, Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci). Todos os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes de Belém.

Ansiedade - O estudante Lucas Silva, 18 anos, tentou jogar futebol, mas não deu certo. Hoje virou um espectador apaixonado de esportes. Chegou bem cedo ao Mangueirinho, um dos pontos de troca, para garantir dois ingressos para o torneio, na quinta e sexta-feira. “É muito legal ter essa oportunidade. Já vim para inauguração e agora já estou ansioso também para o jogo de vôlei, pela Super Liga e também pretendo ver outros esportes aqui”, disse.

Na Sede Social do Paysandu, outro dos dez postos de troca. O ex-jogador da Seleção Paraense de Handebol, Mauro Begot, também cumpria a missão. Ele veio de Salvaterra, na região do Marajó, para trocar cinco quilos de alimento por cinco ingressos para toda a família prestigiar o jogo de sábado, provavelmente a final do torneio. “É muito importante o Governo do Estado organizar esses jogos, para estimular os jovens  que sentiam a falta de atrações”, disse. A empolgação é compartilhada pela esposa, Rosália Begot: “É muito interessante também por ser de caráter beneficente. Além de assistirmos a um jogo de alto nível, vamos contribuir com a população”, finalizou.

Credenciamento - Os veículos de imprensa podem fazer o credenciamento de seus profissionais paraa cobertura do II Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol pelo e-mail malu@photoegrafia.com.br. Os dados podem ser enviados até o dia 29 de novembro, às 17 h. As credenciais só serão aprovadas mediante envio das seguintes informações: nome, veículo de comunicação, função dos profissionais, e-mail, telefone e registro profissional (MTB). (Com a colaboração de Antonio Darwich - Ascom/Seel, e Selma Amaral - Ascom Mangueirinho).

Serviço: Endereço dos postos e horário de troca de ingresso.

1 - Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho (Avenida Augusto Montenegro). Manhã e tarde.

2 - Faculdade Maurício de Nassau (Travessa Quintino Bocaiúva). Manhã e noite.

3 - Colégio Ideal Batista Campos (Rua dos Munducurus). Manhã e noite.

4 - Colégio Ideal Cidade Nova (Avenida SN-03). Manhã e tarde.

5 - Sede social do Clube do Remo (Avenida Nazaré). Manhã e tarde.

6 - Sede social do Paysandu (Avenida Nazaré). Manhã e tarde.

7 - Colégio Sucesso (Avenida Alcindo Cacela). Manhã e tarde.

8 - Núcleo de Esporte e Lazer - NEL (Travessa Dom Romualdo de Seixas). Manhã e tarde.

9 - Escola de Samba "Rancho Não Posso me Amofiná" (Rua Honório José dos Santos, Bairro Jurunas). Manhã e tarde.

10 - Igreja Nossa Senhora de Fátima (Conjunto Cohab Icoaraci). Período integral.

Programação dos jogos

Quinta-feira (1º)

16 h - Uruguai x Eslováquia

18h45 - Brasil x Cuba

Sexta-feira (2)

19 h - Eslováquia x Cuba

21h30 - Brasil x Uruguai

Sábado (3)

11 h - Brasil x Eslováquia

13 h - Cuba x Uruguai

Por Syanne Neno