Campina recebe ação de cidadania do Pro Paz
Neste sábado, 17, a Fundação Pro Paz em parceria com as Secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda do Estado (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado do Pará e com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA) e Prefeitura Municipal de Belém promoveu ação de cidadania na Praça Waldemar Henrique, no Bairro da Campina, em Belém.
Durante a ação, foram ofertados serviços de emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Trabalho, RG, Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e atendimento jurídico. Serviços em saúde como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV também foram ofertados ao público.
Para a universitária Sandy Murakami, 22 anos, moradora no bairro do Umarizal, a ação possibilitou a emissão da sua 1ª Carteira de Trabalho. “Foi a primeira vez que procurei o serviço e foi super rápido”, declarou.
Leandro Campelo, 32 anos, morador do Coqueiro, aproveitou o final de semana para procurar por serviços médicos. Ele foi atendido por um dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Trabalho aqui perto e foi bem fácil fazer esses exames. Nunca tinha tempo para fazer”, destacou.
A ação integrou a agenda da 14ª Parada do Orgulho LGBT em Belém, com o tema "Travestilidade e Transexualidade: minha vida, meu gênero, minhas regras, meus direitos”. "Isso demonstra que o movimento não está parado, vamos reunir parceiros, apoio, poder público e todos que fazem parte deste movimento para fortalecer a cidadania e o direito de todos para avançarmos sempre na promoção, proteção e defesa do movimento LGBT", afirmou a vice-presidente da Comissão LGBT do Brasil, Bruna Lorrane.
Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bettencourt, aliar-se às diferentes parcerias mostra a importância das ações para a sociedade. "Somente este ano já realizamos mais de 35 mil atendimentos na RMB e interior do Pará. Tais números mostram a importância destes serviços para a comunidade e são a maior prova de que o Estado e nós, da Fundação Pro Paz, nos estamos medindo forças para promover a cultura de paz em todas as regiões", detalhou. Ainda neste domingo a fundação realizará ação de cidadania na Praça Batista Campos.