Início » Noticia » Paragominas recebe o 22º polo do programa Escola da Vida, dos Bombeiros
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Paragominas recebe o 22º polo do programa Escola da Vida, dos Bombeiros

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

O Programa Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, inaugurou na manhã deste sábado, 22, no município de Paragominas, o mais novo Polo do programa. A cerimônia foi realizada na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O PEV de Paragominas terá 160 alunos distribuídos em quatro turmas, que participarão de atividades socioeducativas, culturais e Desportivas.

O município do nordeste paraense recebe o 22º polo do projeto, no Estado. São 2.800 crianças e adolescentes atendidos em todo o Pará. O Comandante do 1º Subgrupamento de Proteção Ambiental dos bombeiros em Paragominas, Major Luis Cláudio, será o coordenador do PEV no município. Como instrutores, o PEV de Paragominas terá como apoio o Sargento Pedro Bordalo, os cabos Silas Souza e Edilson Pacheco e a Soldado Edineuza.

O Programa Escola da Vida no município de Paragominas seguirá as instruções, nas mais diversas áreas de prevenções, entre elas, Primeiros Socorros, Prevenção de incêndios, acidentes do lar e aquático e ainda palestras com temas que disseminarão o combate ao uso de drogas e a educação inclusiva.

O Coordenador dos Programas Sociais do Corpo de Bombeiros, Major Elias Rocha, participou da cerimônia em Paragominas. “Estamos hoje fazendo parte desse momento especial de implantação do Programa Escola da Vida em Paragominas e com esse novo polo contabilizamos dezoito municípios que são atendidos pelo PEV. A parceria do poder público e da comunidade é fundamental para o sucesso do programa”, disse.

O Programa Escola da Vida foi criado em abril de 1993, no Quartel do 1º Grupamento de Incêndio no Bairro da Cremação, em Belém, Hoje, 22 anos depois de implantado, o programa garante a tantas crianças e adolescentes o direito de fazer parte de um dos mais importantes programas sociais do Estado. A aluna Ana Beatriz Torres, 13 anos, espera que o PEV de Paragominas contribua na sua educação para ter um futuro prospero.

Os pais dos alunos que acompanharam os filhos na cerimônia de implantação do Programa Escola da Vida em Paragominas ficaram otimistas. A dona de casa Dilce Teixeira ficou agradecida com os coordenadores do PEV e opinou durante o evento. “Estou confiante que o meu filho vai aprender novas atividades no Programa Escola da Vida, que contribuirá na formação dele e também na educação”.

O Comandante Geral do CBMPA, Coronel Nahum Fernandes presidiu o evento de implantação do 22º polo do PEV. O oficial falou para os 160 alunos e usou a própria trajetória dentro da corporação como incentivo para quem está ingressando no projeto. “Minha trajetória profissional não foi fácil, porém assim como eu consegui vocês, alunos do PEV de Paragominas, também podem conseguir, dando o primeiro passo no Programa Escola da Vida e se dedicando aos estudos, assim terão um futuro melhor”, frisou.

A Cerimônia de implantação do PEV também contou com a presença do prefeito de Paragominas, Paulo Pombo Tocantins; do Secretário Municipal de Assistência Social, Raphael Sampaio Vale; do Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel BM Adailton Souza; do Comandante do 19º Batalhão da Policia Militar, Tenente Coronel PM Denis do Socorro; do Presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil, Anderson Sampaio e do Presidente geral da Assembleia de Deus do Ministério Guerreiro da Luz, Pastor Valdinei Costa.

O quartel do 1º Subgrupamento de Proteção Ambiental dos bombeiros de Paragominas contará com a parceria do Clube da AABB, que cedeu o espaço para o funcionamento do PEV, de empresários locais, da Prefeitura Municipal de Paragominas e da Associação Brasileira de capoeira “Sol Nascente”.

O prefeito Paulo Tocantins falou sobre as expectativas em receber um projeto social tão importante no município. “No PEV, as crianças e adolescente poderão ser no futuro excelentes cidadãos. Por isso eu apoio esse tipo de programa social, que trás beneficio para a sociedade”, concluiu.

A animação da cerimônia ficou por conta da cantora gospel Raiane Costa, da Banda de música dos Bombeiros e do grupo de capoeira “Sol Nascente”, liderado pelo mestrando Flávio Santos.

Roclane Damasceno
Corpo de Bombeiros Militar