Início » Noticia » Pro Paz Integrado fortalece o atendimento e combate à violência em Tucuruí
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Integrado fortalece o atendimento e combate à violência em Tucuruí

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Fotos: Cláudio Santos / Ag. Pará

(Agência Pará de Notícias)

A população do município de Tucuruí, no sudeste do Pará, conta, a partir desta segunda-feira (21), com um núcleo de atendimento do Pro Paz Integrado, que vai atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, fortalecendo a rede de assistência e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social na região. A inauguração foi feita pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luiz Fernandes Rocha, com a presença de outras autoridades.

Clique e veja as fotos da inauguração do Pro Paz Integrado em Tucuruí

Ao todo, sete municípios do Pará serão atendidos pelo novo núcleo do Pro Paz integrado: Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento. Com a implantação do projeto, os municípios localizados na Região do Lago receberão acompanhamento especializado no enfrentamento à violência, além de contar com um atendimento integral e interdisciplinar às vítimas e seus familiares, que contarão com o apoio de médicas, psicólogas, assistentes sociais, peritas, policiais, delegadas e escrivãs em um único espaço.

O modelo de atendimento do Pro Paz integrado é considerado referência nacional pelo Ministério da Saúde. Segundo Luiz Fernandes, até setembro deste ano, pelo menos 75 núcleos do Pro Paz serão entregues à população. ”Já estão prontas as unidades de Santa Maria do Pará, Tomé-Açu e Quatro Bocas. São espaços que concentram todas as ações necessárias para o combate à violência contra a mulher e a criança”, afirmou. Segundo o secretário, somente este ano já foram investidos R$ 500 milhões pelo Estado na área de segurança pública.

A coordenadora do Pro Paz, Eugênia Fonseca, destacou também que a concentração dos serviços em um único local impede a revitimização, pois evita que a mulher e a criança tenham que se deslocar para vários locais. “É um momento feliz, porque essa unidade auxiliará muito a população dessa cidade e outras próximas”, afirmou. Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Segurança também fez a entrega da chave de um carro que vai atender as demandas do espaço.

Antes, o núcleo do Pro Paz de Tucuruí era focado apenas em mulheres; hoje ele atende também crianças vítimas de violência. Somente no primeiro semestre deste ano, foram atendidas cerca de 700 mulheres vítimas de violência doméstica e 60 crianças. “A expectativa é que, a partir de agora, com a nova estrutura, esse número chegue a mil atendimentos por ano”, prevê a coordenadora da Região do Lago, Vera Costa.

Unidades – O Pro Paz integrado garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva, além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)/ Aids e gravidez decorrente de estupro, por meio de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas. O projeto também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.

O núcleo localizado em Tucuruí vai ampliar a rede de atendimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, incentivando a denúncia e garantindo a diminuição dos índices de criminalidade na Região de Integração do Lago. Atualmente, o Pro Paz Integrado conta com dois núcleos de atendimentos em Belém, sendo uma na Santa Casa de Misericórdia do Pará e outro no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Desde 2012, o serviço começou a passar por um processo de descentralização, com a implantação de núcleos em Santarém, para atender a Região do Baixo Amazonas, Bragança, atendendo toda a Zona Bragantina, e em Paragominas, que atende os moradores das cidades que ficam na Região Guajarina.

A população também conta com o Pro Paz Mulher, que fica em Belém e oferece acolhimento e acompanhamento integral às mulheres vítimas de violência, com um modelo de atendimento que é pioneiro no Norte do país. Além do acompanhamento médico, psicossocial, defesa social e pericial, o Pro Paz Mulher conta com o apoio do Poder Judiciário no acompanhamento de todos os processos judiciais abertos no local.

Desde que foi inaugurado, em 2004, até abril deste ano, o Pro Paz Integrado já fez 17.032 atendimentos, com uma média de seis casos novos atendidos por dia, em cada unidade do projeto. O Pro Paz Integrado funciona por meio de uma rede de enfrentamento, em parceria com vários órgãos governamentais e não governamentais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Habitação – Moradores do município de Tucuruí foram beneficiados, também nesta segunda-feira (21), com a entrega de 150 Cheques Moradia. A diarista Luciana Oliveira disse que o benefício vai tirá-la do aluguel, pois com o terreno que já tem, ela poderá construir sua casa. “Como o dinheiro do trabalho nunca sobra, esse cheque vai facilitar muito. Vai realizar meu sonho”, disse. Cem moradores já receberam o Cheque moradia em Tucuruí, no valor de R$ 18 mil. Na tarde desta segunda, mais 150 famílias foram beneficiadas.

O secretário de Segurança ressaltou a luta dos movimentos socais em prol da moradia e destacou as inaugurações do Estado em Novo Repartimento e Tucuruí. “O mais importante é dar condições para essas famílias viverem com qualidade de vida. Estamos lutando para reduzir o déficit habitacional no Estado”, concluiu.

Texto:
Danielle Ferreira