Início » Noticia » Evento em Parauapebas debate o Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Evento em Parauapebas debate o Estatuto da Criança e do Adolescente

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Terminou nesta quinta-feira, 28, o último Encontro Regional do Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover), dessa vez o encontro foi realizado no município de Parauapebas e discutiu com os Operadores do Sistema de Garantia de Direitos da cidade, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na cidade, além de debater sobre temas como drogadição entre os jovens, enfrentamento à violência sexual, orçamento público para políticas de juventude e a garantia de participação de adolescentes e jovens nas políticas públicas do município.

Para o Coordenador do Mover, Antônio Neto, o objetivo traçado com a realização dos encontros foi alcançado, foi possível realizar integrações entre as políticas públicas que possibilitarão uma maior proteção a crianças e adolescentes, além de reforçar o sistema que garante os direitos dessa parcela da população. "Acredito que o nosso objetivo foi plenamente alcançado pelo fato de haver a participação de representantes de todos os seguimentos que fazem parte desse sistema, em todos os encontros realizados. Foram diversos temas tratados durantes os encontros que realizamos em Belém, Itaituba, Paragominas e Redenção e Parauapebas, sem contar o Encontro Estadual do MOVER que contou com a participação de todos os municípios paraenses", afirmou.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas, Jorge Rodrigues, a realização do Encontro Regional do MOVER em Parauapebas era aguardado com grande expectativa pelos Operadores do Sistema de Garantia de Direitos da cidade, pois eventos como esse ajudam a qualifica-los para melhor atender crianças e jovens. "Sempre esperamos por um encontro como esse aqui em Parauapebas porque é uma oportunidade de conseguir cada vez mais informações que ajudarão a combater a violação de direitos aqui em Parauapebas. É uma oportunidade de ter um conselho tutelar mais forte, por exemplo, esperamos ter mais ferramentas para garantir os direitos dos jovens", declarou.

O Encontro Regional do Mover em Parauapebas segue até está quita-feira, 28, onde os participantes apresentarão propostas que possam garantir um melhor atendimento aos jovens e a garantia do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente no município. Já está confirmado para 2014 a realização de mais três encontro regionais, em Castanhal (março), Tucuruí (abril) e Bragança(maio), atingindo assim os 144 Municípios paraenses. O Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente é um projeto do programa Pro Paz, que integra os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os organismos de controle social, como os conselhos de direitos e as organizações não governamentais, para promover o fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes.

Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz