Projeto Aprender a Empreender capacita 40 líderes comunitários em Tucuruí
O município de Tucuruí recebe, a partir de hoje, 3, um curso de capacitação e gestão social que tem como público-alvo, líderes de 40 comunidades do município. O projeto denominado Aprender a Empreender é realizado pelo Pro Paz Comunidade e pela Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag). O curso de capacitação que começou nesta quinta-feira tem como objetivo elaborar novas propostas sociais e buscar parcerias para gerenciarem seus próprios projetos de caráter socioeconômico.
O curso que é ministrado por técnicos da Asipag já passou pelos municípios de Belém, Ananindeua, Santa Izabel, Capanema e Paragominas, auxiliando os líderes comunitários a buscar recursos públicos para o desenvolvimento de seus projetos. Segundo o Gerente de Planejamento do Pro Paz, Simão Bastos, que acompanha o curso em Tucuruí, a perspectiva é de que seja criada uma rede que possa estabelecer uma melhor relação entre o poder público local, ONGs e o Governo do Estado para a construção de projetos focados no desenvolvimento social. “Essa qualificação está dentro das temáticas da cultura de paz e temos um papel importante, que é o de organizar e orientar os gestores de organizações não governamentais que atuam no município. Vamos oferecer ferramentas necessárias para o atendimento aos jovens e famílias em estado de vulnerabilidade, por exemplo, além de estabelecer parcerias com o terceiro setor para o desenvolvimento de ações de transformação social”, declarou Simão Bastos.
O curso Aprender a Empreender segue com as qualificações para os líderes comunitários de Tucuruí até a próxima segunda-feira,7, na Secretaria Municipal de Assistência à Criança e Ação Social do município. O curso é realizado pelo Pro Paz Comunidade e pela Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag).
Texto:
Tiago Furtado