Início » Noticia » Caravana Oftalmológica Pro Paz atende a população de Maracanã
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravana Oftalmológica Pro Paz atende a população de Maracanã

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Nilza Sotero estava com pterígio no olho direito. Ela fez a cirurgia para corrigir o problema, do qual já havia se livrado antes, no outro olho.

(Agência Pará de Notícias)

A Caravana Oftalmológica Pro Paz chegou a Maracanã, na região de integração do Caeté, nordeste do Pará. Nesta quarta-feira (9), começou o atendimento no município, cuja população estimada é de 28 mil pessoas, das quais 80% vivem em comunidades rurais. A estrutura esta montada na praça matriz. O mutirão oferece gratuitamente consultas, exames e cirurgias para correção de problemas de visão.

Manoel Teixeira, 70 anos, saiu da localidade Bom Jardim e chegou cedo para ser atendido. Com problema de visão há muitos anos, ele foi buscar atendimento especializado. “Queria andar, mas como não enxergava, vivia caindo. Agora já sai andando daqui, e está tudo melhor. Minha esposa vem aqui amanhã para se operar”, disse.

A dona de casa Caetana Trindade, 65 anos, se operou de catarata, problema que a impedia de fazer trabalhos domésticos e cuidar da roça. A cirurgia serviu para ela tomar uma decisão. “Não vou trabalhar mais pesado. Já sai enxergando melhor daqui e não vou mais trabalhar pesado”, reforçou.

Nilza Sotero saiu da comunidade São Roberto com pterígio (carne crescida) no olho direito. Na caravana, ela fez a cirurgia e corrigiu o problema, do qual já se livrara antes, no olho esquerdo. “Eu me operei em Belém, e o médico disse que um dos olhos não tinha mais jeito. Com a campanha, fui consultada e o médico disse que tinha como resolver o problema e me operou. Agora é esperar o resultado”, contou.

A prefeita de Maracanã, Raimunda Costa Araújo, estava entusiasmada com a ação. Ela informou que a prefeitura cedeu agentes de saúde, médicos e enfermeiros para o trabalho, além de dar lanche e transporte para os atendidos. “Quando a gente é comprometido, o trabalho aparece. Essa parceria com o governo do Estado só vem mostrar como podemos melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

A caravana continua no município nesta quinta-feira (10). Objetivo é levar consultas e cirurgias oftalmológicas para a população que não tem acesso a esse tipo de atendimento na região, além de reduzir a lista de espera de atendimento oftalmológico nos municípios. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser atendidos. Para ter acesso ao atendimento, basta levar o RG e a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), que também pode ser tirada na hora. 

Texto:
Antenor Filho - Secom