Início » Noticia » Caravanas levam serviços de cidadania e saúde para o interior
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Caravanas levam serviços de cidadania e saúde para o interior

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Izabela Jatene ressaltou a importância dos programas de Governo serem levados às diversas regiões do Estado.

(Agência Pará de Notícias)

Com o objetivo de levar cada vez mais serviços e qualidade de vida para a população do interior do Estado, o Governo do Pará vem realizando diversas caravanas de saúde e cidadania por todas as regiões do Pará. A primeira delas começou com a Caravana Pro Paz, que realizou nos 16 municípios do Marajó, em 2011 e 2012, 801.625 atendimentos, entre emissão de documentos e assistência médica. Em 2013, a caravana retomou com sua segunda edição, atendendo 11 municípios da região do Arquipélago do Marajó.

Neste ano também, foi dado início a outras três caravanas: a oftalmológica, do Pro Paz; a da Produção, realizada pela Secretaria Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip) e a do Cheque Moradia, promovida pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

A coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, explica que a ideia de criar uma caravana surgiu “da necessidade de levar o direito a quem precisa de direito”. Segundo ela, o estado acaba vivenciando, pela sua grandeza territorial, uma série de dificuldades de acesso a vários tipos de serviços. “Você imagina aquele cidadão que está lá em Afuá, precisando de uma consulta médica, ou de uma carteira de identidade, ou da certidão de nascimento do seu filho. Diante dessa logística difícil que o nosso estado enfrenta e que não nos faz nem melhores, nem piores, mas eu acho que nos faz muito ricos pelas nossas diversidade e diferenças, foi que nós pensamos em criar a caravana”, enfatiza Izabela.

Ela relembrou que no primeiro governo de Simão Jatene foi lançado o programa Presença Viva, que era uma iniciativa da Secretaria Especial de Proteção, que levava atendimento só de saúde para alguns municípios. “Percebemos que só a saúde não era suficiente. A saúde era necessária, mas precisávamos incrementar e garantir mais direitos”.

Para Izabela, cada edição da caravana é um aprendizado e uma percepção das necessidades mais urgentes da população. “De 2011 para 203, já conseguimos melhorar e avançar bastante. Entramos com mais especialidades, lançamos a caravana oftalmológica, enfim, percebemos a necessidade e entramos com os serviços”.

Nova forma de atendimento

Izabela comemora não só os números positivos da Caravana Pro Paz, como também, o incentivo que a ação deu para outras secretarias. “A Caravana do Pro Paz abriu uma nova forma de atendimento à população. As Caravanas da Produção e do Cheque Moradia mostram que cada vez mais novas iniciativas vão surgir e as pessoas vão perceber que em um Estado de dimensão gigantesca como é o nosso, a gente precisa chegar onde as pessoas estão”. Ela ressalta que não importa como, mas o necessário é encontrar a forma de como fazer.

O secretário Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, que está à frente da Caravana da Produção, que percorre vários municípios do interior com o objetivo de ouvir as demandas dos produtores locais e divulgar as ações do governo estadual, diz que as caravanas são importantes tanto para a população quanto para o Governo. “É uma verdadeira troca de experiência, pois, ao mesmo tempo em que apresentamos os programas do Governo, nós ouvimos os representantes locais e passamos a saber a melhor forma de atendê-los”.

Na opinião dele, além de receber os representantes locais por telefone, ou por e-mail e telefone, é necessário ver in loco o que está acontecendo. “Há 50 anos, Belém era 80% do Pará. Hoje, mesmo Belém tendo inchado muito nessas últimas décadas, ainda assim, o interior do Pará significa 77% da economia, portanto, é mais do que lógico que o governo se faça cada vez mais presente no interior”, enfatiza Sidney Rosa, reafirmando que a partir de amanhã, a Caravana da Produção segue para o município do Marajó, visitando seis municípios. Ainda no mês de outubro, a caravana percorrerá a Transamazônica, começando por Breu Branco, Tucuruí, Novo Repartimento, Pacajás, Anapu e Senador José Porfírio.

Interiorização

Outra caravana que tem levado benefícios para o interior é a do Cheque Moradia. Já aderiram ao programa 81 municípios de todas as regiões do Estado. Somente neste ano, já foram entregues 2.271 cheques, na Região Metropolitana e nos seguintes municípios: São Caetano de Odivelas, Santa Izabel do Pará, Sapucaia, Santarém, Vigia, Igarapé-Açu, Maracanã e Terra Alta. Desde 2011 já foram entregues 7.000 cheques, implicando um investimento de mais de R$ 54 milhões.

A titular da Cohab, Noêmia Jacob, ressalta que a interiorização do Cheque é uma determinação do governador. “Ele sempre deixou claro que há necessidade de que os benefícios sociais do Governo cheguem a todos os municípios do Estado”, completa. Ela afirma, ainda, que até o final deste ano a expectativa de atendimento é de quatro mil famílias no interior.  

Texto:
Bruna Campos - Secom