Pro Paz faz mutirão no Fórum de Desenvolvimento Comunitário
Carlos André, morador da Guanabara, aproveitou o mutirão para tirar a carteira de trabalho. Ação ofereceu diversos serviços neste domingo.
No segundo dia do Fórum de Desenvolvimento Comunitário, iniciado no último sábado (26), o Pro Paz Cidadania promoveu um mutirão de emissão de documentos e atendimentos de saúde na Escola Estadual Tancredo Neves para os moradores dos bairros da Guanabara e Castanheira, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Neste domingo (27), foi feita a emissão de carteiras de identidade e de trabalho, CPF e certidões de nascimento e óbito.
O mutirão também ofereceu atendimento jurídico e serviços de atendimento em saúde, como exame rápido de hepatite e HIV e vacinação contra febre amarela, hepatite, influenza e tétano. A estudante Tamara Santos, moradora do bairro Castanheira, acompanha desde sábado a programação do Fórum de Desenvolvimento Comunitário. Ela aproveitou para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Esse tipo de ação é essencial para garantir toda a documentação que falta e até mesmo para ter conhecimento do que será feito no nosso bairro”, disse, referindo-se às ações que serão executadas nos bairros durante as obras de prolongamento da Avenida João Paulo II.
Quem também procurou pelos serviços do Pro Paz Cidadania foi o morador da Guanabara Carlos André. Há dois anos sem a carteira de trabalho, ele aproveitou para tirar o documento. “Uma programação como essa é ótima. Tinha pouca chance de tirar a carteira por causa do trabalho durante a semana”, afirmou.
O atendimento jurídico foi feito pelos alunos de direito da Faculdade de Belém (Fabel), em parceria com a Defensoria Pública do Estado. Segundo a coordenadora do mutirão, Kátia Scalzo, a programação alcançou o objetivo, que era garantir documentação para os moradores próximos à área de influência da obra de prolongamento da João Paulo II, garantindo o direito à cidadania. “Levamos desde cedo emissão de documentos e atendimento de saúde para a população, que compareceu em grande número à Escola Tancredo Neves”, declarou.
A ação promovida pelo Pro Paz Cidadania encerrou o Fórum de Desenvolvimento Comunitário, que teve como principal objetivo estabelecer um diálogo com a população que vive na área de influência da obra na Avenida João Paulo II. O mutirão de cidadania foi uma iniciativa do Pro Paz, em parceria com Polícia Militar, secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Saúde Pública (Sespa), Defensoria Pública e Fabel.
Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz