Ensaio geral para abertura dos Jogos da Juventude reúne mais de 300 alunos
Com o tema “Cantando e Encantando a Amazônia”, cerca de 370 alunos da rede pública de ensino levarão a cultura paraense para a abertura dos Jogos Escolares da Juventude, que é realizado pela primeira vez na Região Norte. Nesta segunda-feira, 4, foi realizado um ensaio geral para os últimos ajustes antes da grande apresentação que acontece no próximo dia 7 no ginásio poliesportivo do Campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na avenida João Paulo II, em Belém. As competições acontecem entre os dias 7 e 16 de novembro. A apresentação vai mostrar um pouco das peculiaridades regionais, como a culinária, música e costumes, com destaque para o Círio de Nazaré. A apresentação também vai mostrar a biodiversidade de plantas e animais existente na Amazônia, ressaltando os mitos e lendas existentes na região.
Entre os alunos de escolas municipais e estaduais que participarão da cerimônia de abertura estão jovens que integram os polos do Pro Paz nos Bairros, que atende crianças e adolescentes em situação de risco social. Apesar da ansiedade, alguns alunos mostram-se confiantes às vésperas da grande apresentação. É o de caso Iara Regina, 17 anos, aluna da Escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém. Ela destacou a união entre os alunos e professores da rede estadual, que vem ensaiando há mais de dois meses para a ocasião, mas garante que tanto os atletas que vieram a Belém quanto o público presente terão uma grande surpresa.
“Estamos trabalhando muito duro para garantir um excelente apresentação. Alunos de dezenas de escolas se uniram com os professores para que tudo desse certo. Vamos levar o carimbó e o Círio de Nazaré, que é a coisa que existe de melhor em nosso estado, para uma apresentação em que convidados do Brasil inteiro estarão nos observando. E naõ vamos decepcioná-los", declara a estudante.
Os ensaios começaram ainda no mês de junho e contam com o apoio e suporte dos professores da rede pública de ensino, como a professora Simone Santos, da Escola Estadual Santa Maria de Belém que está vem acompanhando o desempenho e evolução de seus alunos desde o início dos ensaios. “Eles estão muito empolgados e ansiosos por causa da apresentação, prova disso é que os dias de treinamento são sempre cheios e disputados. Acompanhar esse alunos nesse processo é um compromisso que todos os professores daqui assumiram, e eu sei que o resultado será positivo”, disse.
Dos 370 alunos da rede pública que participarão da apresentação, 80 alunos são provenientes dos polos do Pro Paz nos Bairros. A professora de dança do polo do Pro Paz UFPA, Adalnice Duarte, explica que a coreografia que será mostrada na abertura dos jogos, que vai falar da cultura regional, foi criada pelos professores das escolas estaduais junto com os professores dos cinco polos do Pro Paz, o que garantiu uma troca de experiência extremamente positiva entre os alunos atendidos pelo projeto e os estudantes da rede estadual. “Essa apresentação é algo totalmente novo para eles. Graças ao Pro Paz eles vem tendo a oportunidade de se apresentar em teatros e em outros eventos, mas nunca participaram de uma programação de grande projeção como essa. É a primeira vez deles e nossa também. Espero que isso possa garantir uma maior vivência e um engrandecimento pessoal, porque eles só tem a ganhar com esse jogos”, afirmou.
O aluno do Pro Paz UFPA, Aldair Maciel, 18 anos, apesar do nervosismo que sente com a proximidade da apresentação, afirma que pelo desempenho e parceria de todos os participantes dos ensaios, tem certeza de que a apresentação será bem sucedida. “Vamos surpreender muita gente, pois estamos ensaiando bastante e as pessoas estão muito unidas e confiantes de que vai dar tudo certo”, finalizou.
Além dos estudantes, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude vai contar também com a participação de idosos que são atendidos pela Associação dos Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Asseduc), e que vem ensaiando junto com os jovens. Raimunda Leite da Silva, 60 anos, não esconde a alegria em poder participar da apresentação, especialmente por se tratar de um evento que reúne um público predominantemente jovem. “Eu jamais imaginava que tinha o mesmo pique que esses meninos. Graças à dedicação dos professores, que tem sido incansáveis, eu vou poder participar dessa festa junto com eles. Além de dançar, que é algo que eu gosto muito, estou tendo a chance a aprender muitas outras coisas”, conta.
Os Jogos Escolares da Juventude vão reunir quase quatro mil atletas, entre 15 e 17 anos, de todas as regiões do país, que disputarão 13 modalidades - um recorde na história da competição, que desde 2005 é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A delegação paraense que vai participar dos Jogos Escolares da Juventude será composta por 187 profissionais (atletas, técnicos e dirigentes) inscritos em todas as modalidades.
Texto:
Tiago Furtado - Pro Paz