Início » Noticia » Seduc e Instituição Caruanas realizam palestras e oficinas em Soure
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seduc e Instituição Caruanas realizam palestras e oficinas em Soure

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Izabela Jatene (e), membro do comitê gestor do Pro Paz, ao lado da pajé e escritora Zeneida Lima Araújo, recebeu uma homenagem pelo apoio a projetos educacionais.

(Agência Pará de Notícias)

Com o objetivo de promover ações que ajudarão jovens a encontrar uma atividade profissional, para inclusão no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, junto com a Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia, localizada no município de Soure, até 30 de agosto (sexta-feira), a IV Jornada de Oficinas e Palestras, que tem como tema “Mãos Caruanas... Mãos que fazem”.

Criada em 2002, a Jornada de Oficinas e Palestras é realizada a cada dois anos, de acordo com as necessidades das comunidades atendidas pelo projeto, destinada aos pais dos alunos da Escola em Regime de Convênio Zeneida Lima de Araújo, que funciona na instituição. Este ano, o objetivo foi promover capacitação profissional aos pais e jovens das localidades, com a meta de incluí-los no mercado de trabalho.

A abertura, na segunda-feira (26), contou com uma apresentação cultural dos alunos da escola e uma homenagem da Instituição a Izabela Jatene, membro do Comitê Gestor do Programa Pro Paz. Izabela Jatene acompanha o projeto há alguns anos, e ajuda na realização de ações e projetos voltados para a área educacional. “Esta homenagem é para aquelas pessoas que acreditam que é possível fazer política pública séria, que acreditam que no Pará é possível realizar ações que ajudam a construção da paz”, disse ela.

Este ano, a Instituição contou com o total apoio da Seduc, na promoção de mais de 50 palestras e oficinas sobre vários ramos de trabalho, por meio de técnicos da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) e Coordenação de Educação Profissional (Coep), sobre os seguintes ramos: Reciclagem de Papel, Curso Básico de Eletricidade, Secretariado, Processamento de Produtos de Origem Vegetal, Bijuteria e Elaboração de currículo.

Trabalho - Para Elinéia Araújo, aluna do curso de Secretariado Básico, esta é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. “Quero, a partir dos conhecimentos aqui adquiridos, conseguir um bom emprego. Estou muito satisfeita em poder participar dessa capacitação, que vai contribuir muito para o meu desenvolvimento profissional”, declarou.

A intenção do evento é proporcionar uma aprendizagem instigadora, lúdica, a fim de fomentar a reflexão e dar subsídios para que os jovens e adultos realizem suas escolhas de maneira consciente.

A Instituição Caruanas também contou com o apoio do Pro Paz Escola, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). Segundo Josie Lima das Neves, diretora da Escola Zeneida Lima de Araújo, a ação privilegia os pais dos alunos, que necessitam acompanhar seus filhos no desenvolvimento escolar e se qualificar para o mercado de trabalho. “Precisamos integrar a criança no espaço escolar. Então, é importante oferecer cursos para que os pais sejam capacitados e, ao mesmo tempo, os filhos tenham a oportunidade de receber atenção pedagógica eficiente”, ressaltou a diretora.

De acordo com Mônica Altman, assessora política da Seduc, a intenção é oferecer cursos de capacitação para a melhoria da qualidade do ensino. “Essa é mais uma das ações do Pacto Pela Educação do Pará, e representa a consolidação de projetos educacionais que estão dando certo. Também realizaremos formação dos representantes de turma dos alunos das escolas estaduais de Soure, com o compromisso de democratizar a escola, dando ênfase ao protagonismo juvenil, ao exercício da liberdade, do progresso e da paz social”, afirmou ela.

História - A Instituição Caruanas do Marajó, Cultura e Ecologia foi fundada pela pajé e escritora Zeneida Lima e por Rachel de Queiroz, em 21 de julho de 1999, para desenvolver e disseminar a educação no Marajó. Desde a construção da Escola de Ensino Fundamental Zeneida Lima, que funciona em convênio com o Estado, a Instituição vem promovendo acesso à educação básica para crianças e adolescentes em situação de risco, e desenvolvendo ações para a educação ambiental. O objetivo é preservar a natureza da ilha, a biodiversidade do planeta e o patrimônio histórico e cultural.

A escola está localizada na fazenda O Mundo Místico dos Caruanas, um complexo de 15 hectares de mata preservada. Possui, atualmente, 302 alunos, e desenvolve atividades culturais e ambientais destinadas a ensinar a criança e o jovem a cuidar do planeta onde vivem. 

Texto:
Eliane Cardoso - Seduc