Fundação assina termo de parceria entre Projeto Mãe e universidade
A Fundação ParáPaz promoveu na tarde de ontem, 07, a culminância da primeira edição do Projeto Mãe. Onde foram entregues enxovais e certificados para as gestantes do projeto. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação entre Governo do Pará, através da ParáPaz e Secretaria de Articulação da Cidadania, com a Universidade Uninassau. O evento aconteceu no auditório Ismael Nery, no Centur.
Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz, falou sobre a importância da atenção continuada na vida dessas mães. “A assinatura do termo é um momento muito importante porque vamos continuar acompanhando essas mulheres e crianças mesmo depois do encerramento do projeto. Elas não devem ficar desamparadas pois os primeiros anos do bebê são delicados e precisam de atenção”, ressaltou.
As gestantes souberam que além de todo o acolhimento durante a gestação por meio do projeto, a Uninassau garantirá por mais dois anos atendimentos médicos para a mamãe e o bebê. “Ficamos felizes em contribuir com um projeto fundamental pra sociedade paraense. Nos orgulhamos muito dessa parceria e que possamos contribuir com o projeto, dando continuidade através da assistência às crianças até os 2 anos de vida”, afirmou Éden Ferreira, diretor da Faculdade Uninassau.
Para a mamãe de primeira viagem, Ana Carolina (14), a atenção dada à ela foi de extrema importância. “Como não tenho experiência, aprendi sobre saúde, pré natal, que hoje sei que é muito importante na gravidez e continuar recebendo esses cuidados após o nascimento do bebê, não tenho nem palavras pra agradecer”.
A professora e odontopediatra, Leila Hanna, idealizadora do Projeto Mil Dias, esclareceu mais sobre os atendimentos que serão prestados e de que forma elas poderão ter acesso. “Vamos dar suporte odontológico e psicológico, atendimentos com fisioterapeuta e assistente social para promover a educação e a saúde pra mamãe e para o bebê, que após o nascimento, as participantes serão encaminhadas para nossa instituição, onde será feito todo esse acompanhamento”.
“Quero agradecer a cada mãezinha que confiou em nós, que mesmo sem saber o que ia acontecer, aceitou caminhar conosco durante esses dois meses. E a cena era uma quando nos conhecemos pela primeira vez e hoje os rostos dessas mãezinhas são outros”, finalizou a presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares.
Ascom/ParáPaz