Início » Noticia » Campanha Maio Laranja é encerrada com "apitaço" de crianças em Belém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Campanha Maio Laranja é encerrada com "apitaço" de crianças em Belém

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.
domingo, 27 Maio, 2018
Foi realizado na manhã deste domingo (27), no Horto Municipal de Belém, o encerramento da Campanha Maio Laranja. A ação reuniu crianças e adolescentes que se manifestaram através de um apitaço, danças e mensagens para o público local. A campanha, que combate o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, promoveu diversas ações durante o mês.
 
O lançamento da campanha foi realizado no dia 9 de maio, com a participação de diversas autoridades e instituições. Logo em seguida foram promovidos seminários em repartições públicas e Centros Regionais de Saúde (CRS), que abordaram o desenvolvimento infantil e o impacto da violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco no estresse tóxico. Também houve movimentações em escolas particulares e públicas e ações no município de Altamira.
 
“O tempo foi curto para o fomento desses eventos, mas como uma campanha pioneira, tivemos uma ótima repercussão, conseguimos chamar atenção da população e alertar as instituições públicas e privadas. É fundamental que esse movimento chame a atenção das famílias, pois esse tipo de abuso, muitas vezes, acontece dentro de suas próprias casas. Agora está marcado no calendário do Estado o mês de maio para trabalhar contra esses abusos, mas durante o ano inteiro o alerta continua”, disse a coordenadora estadual da Saúde da Criança, Ana Guzzo.
 
“A campanha foi inspirada num projeto que está sendo realizado em outro estado, também voltado para crianças e adolescentes. E como existe um grande índice de abuso no Pará, trouxemos a ideia para cá. Muito do que acontece hoje, em termos de violência e múltiplos problemas sociais, não começam na fase adulta e sim na infância”, explicou uma das idealizadoras do projeto, Andrea Araújo, assistente social.
 
Dados
 
De acordo com a Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente, no período de 2013 a 2017, o Pará registrou 4.472 casos de violência sexual contra adolescentes. No total de dados por Região de Saúde constam: Araguaia (32 casos), Baixo Amazonas (260), Carajás (237), Lago de Tucuruí (138), Marajó I (158), Marajó II (44), Metropolitana I (2.389), Metropolitana II (134), Metropolitana III (121), Rio Caetés (121), Tapajós (32), Tocantins (689) e Xingu (117). Já os dados relativos a crianças, entre 2013 e 2017, mostram que o Pará registrou 2.857 casos de violência sexual.
 
A campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência e à exploração sexual neste público específico e recebe o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Pro Paz, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e outras instituições.
 
A mobilização faz parte do Projeto de Lei nº 35/2018, de autoria do deputado estadual Márcio Miranda, que atendeu à proposta apresentada pela sociedade civil e instituiu o “Maio Laranja” no Pará. O projeto reforça a importância das ações do poder público quanto à implementação de um plano de ação voltado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Atualmente, a lei está em vigor somente em dois municípios de Minas Gerais (Patos e Belo Horizonte). A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. Denuncie – Disque 100.
 
Por Carla Fischer