Início » Noticia » Pro Paz atendeu quase 200 mil pessoas em 83 municípios do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz atendeu quase 200 mil pessoas em 83 municípios do Pará

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.
sábado, 30 Dezembro, 2017
Presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt
 
Após percorrer 83 municípios paraenses e realizar quase 200 mil atendimentos, o Pro Paz Cidadania encerra as atividades de 2017. A população paraense recebeu acesso gratuito a emissão de documentos: CPF, RG, certidão de nascimento (1º e demais vias), identidade de nome social, Id Jovem, acompanhamento jurídico, entre outros serviços.
 
O sucesso das ações foi possível devido às parcerias firmadas ao longo do ano com a Defensoria Pública, Polícia Civil, Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), prefeituras e outros órgãos e entidades não governamentais.
 
"O trabalho de articulação entre os parceiros é fundamental para aplicação de uma política e governabilidade de sucesso. Entre a Seaster e o Pro Paz, os resultados podem ser vistos a cada ‘novo cidadão’ que, a partir da emissão de documentos básicos, como a certidão de nascimento, pode começar a exercer sua cidadania plenamente. Só temos que parabenizar o Governo do Estado e a Fundação Pro Paz por toda a dedicação”, disse a titular da Seaster, Ana Cunha.
 
Caravana pelos municípios
 
As caravanas saíram de Belém em direção a todas as regiões do estado, com estrutura preparada para receber os servidores e beneficiários. O trabalho em equipe refletiu em números exitosos: 64.978 registros de identidade; 2.374 certidões de nascimento; 10.374 Identidades Jovens (Id Jovem); 18 carteiras de nome social; 8.450 CPFs; 53.170 fotos; 8.744 carteiras profissionais emitidos e 23.608 atendimentos jurídicos realizados. Também foram oferecidas 2.495 consultas, vacinas, testes rápidos e outros serviços pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Prefeituras.
 
"O Pro Paz e a Polícia Civil integram esse grande processo de cidadania, levado não só à capital do estado como também ao interior. A Fundação ganha mais importância quando requer um número maior de funcionários e a estrutura também relacionada a transporte. Dessa forma, conseguimos, com essa estrutura, atender muito melhor à população", pontuou o diretor de Identificação da Polícia Civil, Antonio Ricardo Moura Paula.
 
Dentre os serviços, a novidade deste ano foi a Identidade Jovem, que amplia o acesso ao esporte, cultura e lazer. O Estado do Pará é o primeiro da região Norte e o 10º do país a garantir a emissão de Id Jovem. “A Id jovem traz mais facilidade para a gente, principalmente para poder participar de eventos. Agora no final do ano nós queremos viajar e com a Id temos a possibilidade de pagar mais barato ou viajar sem custo, então, isso é uma vitória para a juventude”, comemorou o estudante Genielson Costa, morador de São Domingos do Araguaia.
 
Ações em 2018
 
O trabalho do Pro Paz continua em 2018, pois faz parte da missão da Fundação levar mais cidadania e garantir dignidade à população paraense. “Presenciamos um caso emblemático, em Jacareacanga; um senhor indígena com quase 60 anos tirou pela primeira vez sua certidão de nascimento e com isso conseguiu retirar os demais documentos e se regularizar no seu emprego. Isso é gratificante. A missão continua no próximo ano: levar ações e serviços de forma gratuita aos municípios paraenses, para atender esse grande volume de pessoas que às vezes não tem nem o primeiro registro”, disse Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.
 
Por Emanuele Corrêa