Início » Noticia » Pro Paz Enem realiza final de semana de aulas em 3 locais
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz Enem realiza final de semana de aulas em 3 locais

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.
domingo, 25 Junho, 2017

Cerca de 400 estudantes da região do Tapájos participaram do final de semana de aulões realizados pelo Pro Paz Enem neste sábado, 24, e domingo, 25. O projeto é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e tem como objetivo preparar estudantes da rede pública de ensino para a prova do Enem. Em dois anos de projeto, mais de 23 mil alunos já participaram das aulas.

A estudante Maraisa Rebelo, de 17 anos, moradora de Santarém, sonha em fazer medicina na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e conta com o Pro Paz Enem para auxiliar nesta vitória. “Minha mãe ficou sabendo da aula pela TV e me avisou para que eu me inscrevesse. Eu achei muito interessante o método de ensino dos professores. Dá uma energia pra gente. Vim para cá com sono e agora nem quero mais ir pra casa. Vou vir nas próximas aulas e tenho certeza que isso vai me ajudar a passar na universidade”, contou.

Os aulões do Pro Paz Enem são realizados sempre aos finais de semana na capital (em datas específicas) e no interior do Estado e abordam os principais temas cobrados no exame, deixando os estudantes mais atualizados e preparados para as provas. As aulas são gratuitas e ministradas por professores da Seduc e especialistas da rede particular de ensino contratados pela Fundação Pro Paz.

“Já terminei o convênio há seis anos e agora resolvi que vou entrar na faculdade. Minha sogra me avisou sobre o aulão e decidi me inscrever e estou gostando muito. A metodologia que os professores usam torna a aula mais interativa, o que é muito bom pra gente. Estou muito feliz em participar do projeto”, afirmou a aluna Heloisa Dantas, de 25 anos, que sonha em fazer jornalismo.

Aulas simultâneas

Além de Santarém, durante o final de semana também foram realizadas aulas em Marabá e no distrito de Outeiro, em Belém. Em Marabá o aulão foi realizado também no sábado, 24, e domingo, 25, e contou com a presença de 400 alunos. No distrito de outeiro o aulão foi realizado somente no sábado, com a presença de cerca de 100 alunos.

Albino Borges, de 50 anos, é aluno da Escola Lusia Nunes, em Marabá. Ele conta que trabalhou a vida inteira como ajudante de pedreiro e já esteve na condição de morador de rua. Hoje, quer estudar para o Enem para conseguir seu diploma de ensino médio e cursar o ensino superior para se tornar um professor. “Eu achei que só trabalhando eu conseguiria ter uma vida boa quando jovem e hoje me arrependo de ter largado a escola, porque sem diploma nosso trabalho não é bem remunerado. Passei por muitas coisas ruins, mas hoje quero dar a volta por cima. Tenho certeza que esses aulões aqui vão me ajudar no meu objetivo. Quero no futuro ser um professor como eles”, contou.

O coordenador do Pro Paz Escola, Raimundo Rodrigues, destaca que o Pro Paz Enem é mais um reforço para auxiliar na preparação dos alunos, principalmente da rede pública, para a prova. “O Pro Paz Enem é mais uma oportunidade para que eles possam rever o conteúdo e fortalecer seu aprendizado. A cada ano a prova do Enem se torna mais competitiva e por isso reunimos esta equipe para contribuir no reforço para aqueles alunos que não têm condições de pagar um cursinho preparatório. Com o auxílio da Seduc, este ano ampliamos a atuação do Pro Paz Enem, com as aulas começando mais cedo, ainda no primeiro semestre, e com o aumento do número de municípios cobertos, tudo para auxiliar nossos estudantes da rede pública”, afirmou.

Este ano as aulas do projeto iniciaram no mês de junho e com o intervalo das férias escolares, em julho, irão retornar no primeiro final de semana de agosto. Além das aulas presenciais, o Pro Paz Enem oferecerá, a partir de agosto, um programa semanal que será exibido às quartas, quintas e sextas-feiras, pela TV Cultura. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Por Mayara Albuquerque