Pro Paz Cidadania chega a São João de Pirabas com serviços
Após passar por Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Primavera e Quatipuru desde o início deste mês, a caravana do Pro Paz chega a São João de Pirabas, mais um município do nordeste paraense a receber serviços de cidadania. A ação inicia nesta quarta-feira (28) e segue até quinta-feira (29), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Guajarina Menezes Silva, bairro Independência.
Participam da caravana entidades como Fundação Pro Paz, Secretaria de Assistência Trabalho Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Pará e Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego. "O Governo do Pará se faz presente em mais uma cidade da região do salgado trazendo cidadania. Nada disso seria possível sem o esforço dessas entidades governamentais e de justiça que acreditam na nossa missão, que é alcançar quem mais precisa. A previsão é realizar aproximadamente 1.300 atendimentos nesse primeiro dia", observou Roberto Oliveira, do Pro Paz, que coordena a ação na cidade.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, são ofertados gratuitamente serviços como emissão de Registro Geral (RG), Identidade Jovem (Id Jovem), Carteira de Identidade de Nome Social, encaminhamentos para Certidão de Nascimento e assessoria jurídica, além de fotografias 3x4. O jovem Ledielson Pinheiro, 23, do bairro Bacuri, aproveitou a ação para garantir uma identidade nova. “Estou procurando emprego e essa identidade vai ser importante para manter a documentação toda em dia. Achei o atendimento muito bom, pois foi tudo feito na hora e entregue no mesmo dia”, contou.
Nesta quarta-feira de ação, data em que o mundo comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em São João de Pirabas também houve procura por Carteiras de Identidade de Nome Social pelo público LGBT. A transexual Rayka de Oliveira Hilton, 27, que trabalha como empregada doméstica, foi uma das beneficiadas com o documento.
“É bom saber que o Governo do Pará respeita os nossos direitos e nos dá oportunidade de sermos chamadas com o nome que escolhemos. Para nós, de Pirabas, é um avanço muito grande”, detalhou. Já para a transexual Bella Rayhala Freitas dos Santos, 22, a identidade de nome social é uma arma contra o preconceito. “Já havíamos ouvido falar do documento e aqui no Pro Paz ele virou realidade. Nossa comunidade se sente prestigiada e com os seus direitos garantidos”, observa a estudante, que garantiu a quarta carteira de nome social emitida em uma Caravana Pro Paz.
Para a Secretária de Assistência Social do município, Andreza Colares, a ação também foi uma oportunidade de mobilizar profissionais de saúde para fazer atendimentos básicos como verificação de pressão, glicemia e encaminhamento para a rede pública de assistência. “Viemos somar esforços com o Governo do Pará no sentido de ampliar o leque de serviços que eles trazem com tanto carinho ao nosso município”, concluiu.
Por Nil Muniz