Início » Noticia » Pro Paz leva mais de 2 mil atendimentos a São Domingos do Capim terça-feira, 25 / jul
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz leva mais de 2 mil atendimentos a São Domingos do Capim terça-feira, 25 / jul

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.
terça-feira, 25 Julho, 2017

Desde junho deste ano, o Governo do Pará, por meio do Pro Paz Cidadania, garantiu emissão de documentos essenciais à população de 14 municípios do interior do estado. A caravana já passou pelas cidades de Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Primavera, Quatipuru, São João de Pirabas, Santarém Novo, Salinópolis, Cachoeira do Piriá, Santa Luzia do Pará, Ourém, Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte. São Domingos do Capim recebeu a caravana no domingo e segunda, 23 e 24, na Escola Municipal Manoel Bernardo da Luz, bairro Centro, onde foram realizados 2.050 atendimentos.

Na cidade, que é conhecida mundialmente pelo Festival da Pororoca (fenômeno natural caracterizado por ondas formadas a partir do encontro entre as águas do mar e do rio), a dona de casa Maria Araújo, 36, garantiu atendimento ao seu filho Matheus Santos, 13, que possui Síndrome de Down. “Nossa cidade fica muito feliz com a chegada da caravana do Pro Paz, pois eles trazem documentos fundamentais para que consigamos ficar em dia com a nossa cidadania”.

A aposentada Maria Souza, 81, que mora no centro de São Domingos, está entre as pessoas que conseguiram resolver pendências de documentação. “Havia um tempo que precisava de uma identidade e o Pro Paz chegou na nossa cidade trazendo esse benefício”, detalhou. Já para Josué Souza, 15, foi importante garantir novos documentos. “Agora estou de RG novo e aproveitei pra fazer o Id Jovem, o que vai facilitar muito a minha vida na hora de emitir outros documentos”, opinou o adolescente.

Em São Domingos do Capim foram emitidos 814 RGs, 228 Certidões de Nascimento, 121 Identidades Jovem (Id Jovem), 222 atendimentos jurídicos e 665 fotografias 3x4. Não houve demanda de Carteira de Identidade de Nome Social no município. Para execução das ações são parceiros da Fundação Pro Paz as Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis e de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda; Defensoria Pública do Estado do Pará – que executa o programa Balcão de Direitos - e Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Identificação "Enéas Martins", assim como as prefeituras das localidades.

Nos próximos dias 26 e 27, a caravana chega a São Francisco do Pará, onde atenderá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raposo Tavares, localizada na Praça da Matriz, e nos dias 29, 30 e 31 é a vez do município de Maracanã, com atendimento no Escola Municipal de Ensino Fundamental Isidoro Francisco, na Av. Geraldo Manso Palmeira.

“A Fundação Pro Paz tem a missão de executar o compromisso assumido pelo Governo do Pará de chegar a qualquer lugar com serviços fundamentais para que a população exerça sua cidadania plena. Com esses documentos, estamos ajudando milhares de pessoas a acessar benefícios, como aposentadorias, programas sociais e projetos de políticas públicas que exijam a apresentação de um documento”, explicou Vagno Ramos, coordenador do programa Pro Paz Cidadania.

O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico, suprindo carências existentes na maioria dos municípios. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, que se tornaram parceiros com papel fundamental nas ações que já chegaram a mais 2 milhões de atendimentos.

Por Nil Muniz