Início » Noticia » Início do Conteúdo Versão para impressãoEnvie por email Pro Paz inicia atendimento em municípios do sudeste
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Início do Conteúdo Versão para impressãoEnvie por email Pro Paz inicia atendimento em municípios do sudeste

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.
segunda-feira, 7 Agosto, 2017

A população do município de Marabá foi beneficiada no final de semana com cidadania e saúde. As ações aconteceram na Escola Irmã Theodora, localizada na Av. Paraíso, Bairro Liberdade e seguem nesta segunda-feira (7 ) no SEST/SENAT, que fica na BR 222, km 03, Bairro São Felix.

Os atendimentos prosseguem até a quarta-feira (9), no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, que fica na Av. VP-7, na Nova Marabá, no horário de 8h às 17h, mediante a entrega de senhas.

Estão sendo ofertados documentos essenciais como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade de Nome Social, Identidade Jovem (ID Jovem), 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento e Atendimento Jurídico. Além disso, está sendo disponibilizado atendimento médico com clínico geral, pediatra, cardiologista e nutricionista, vacinas e testes rápidos. 

Após Marabá, a Caravana seguirá para os municípios de Pacajá nos dias 11, 12 e 13; Novo Repartimento nos dias 15,16 e 17; Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Jacundá, Goianésia do Pará, Tucuruí, Breu Branco, Tailândia, Baião, Cametá e Abaetetuba.

Adriana Rodrigues, 27 anos, recebeu seu Id Jovem no primeiro dia de ação. Ela quer usar a passagem para conhecer outros lugares e participar de diferentes cursos. “Este documento é muito importante para nós, jovens. Era uma politica que precisávamos e foi cumprida. Espero poder usar as minhas passagens para conhecer outras cidades e quem sabe, fazer cursos fora. Estou muito feliz que consegui emitir meu Id aqui na ação”, afirmou.

Maria dos Santos tem 63 anos e é dona de casa. Moradora de Marabá, ela aproveitou a ação para tirar seu RG e obter atendimento com cardiologista no domingo (06). “Esse tipo de ação é muito importante para a população. Tinha perdido meu documento há anos e como é caro e as vezes demorado para receber não procurei mais. Vim hoje na ação e já estou com meu documento em mãos, além de ter conseguido atendimento médico. Quero agradecer o Pro Paz por trazer estes serviços até aqui”, ressaltou.

A Fundação Pro Paz é responsável pela operacionalização das caravanas e conta com a parceria das Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu) e de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), assim como Defensoria Pública do Estado do Pará, Polícia Civil e Secretarias Municipais de Assistência Social das cidades atendidas. No município, a Caravana contou também com o apoio da Prefeitura de Marabá.

O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico, suprindo carências existentes na maioria dos municípios. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, que se tornaram parceiros com papel fundamental nas ações, que já chegaram a mais 2 milhões de atendimentos.

Por Mayara Albuquerque