Início » Noticia » Governo emite 1,5 mil documentos na Semana dos Povos Indígenas
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Governo emite 1,5 mil documentos na Semana dos Povos Indígenas

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Uma Ação Cidadania do Governo do Pará, realizada durante a Semana dos Povos Indígenas, em São Félix do Xingu, garantiu aproximadamente 1.500 documentos, como Registro Geral, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Certidão de Nascimento, além de atendimento jurídico aos moradores da cidade e indígenas dos povos Kayapó, Tembé, Way Way, Kaxuyana, Xikrin, Guajarara, Gavião, Parakanã, Surui e Munduruku.

O trabalho, iniciado no domingo, 16, foi articulado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) com a Prefeitura Municipal e recebeu apoio da Fundação Pro Paz. Mais de 1.400 fotografias 3x4 também foram produzidas para atender as demandas da região durante o evento.

O cacique Akjaboro Kayapó recorreu à ação e afirmou que projetos deste tipo aproximam os povos tradicionais do Governo do Pará. “Nosso povo só tem a agradecer ao governador Simão Jatene, que veio a São Félix e reafirmou o seu compromisso com a nossa gente”, declarou Akjaboro, liderança em toda região.

Outra liderança indígena, Ykaryrydja Kayapó, aproveitou a presença do Governo do Pará na região para garantir a Certidão de Nascimento e o RG da sua neta Ngreturoro. “A identidade é muito importante quando o nosso povo busca serviços de saúde nos hospitais e postos de saúde”, explicou.

Para Carmem Paula, que dirige a Coordenação da Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, cujo Projeto Cidadão faz parte, “Atender aos povos indígenas em um momento de confraternização representa muito, pois garante a cidadania plena por meio de documentos essenciais", afirma.

Já para Vagno Ramos, coordenador do Pro Paz Cidadania, a ação é mais uma forma encontrada pelo Estado para fortalecer a emissão de documentação no interior do Pará. “O objetivo de trabalhos como este é ofertar, de forma itinerante, serviços de documentação, fundamentais para a população que mora em regiões mais distantes”, detalhou o coordenador. 

Atuaram na caravana servidores da Fundação Pro Paz, por meio do programa Pro Paz Cidadania; das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Projeto Cidadão, de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Polícia Civil; de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), assim como Defensoria Pública do Estado do Pará, que ofereceu atendimento jurídico.

Por Nil Muniz