Início » Noticia » Crianças do Pro Paz nos Bairros homenageiam mulheres
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Crianças do Pro Paz nos Bairros homenageiam mulheres

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Dezesseis crianças do projeto Pro Paz nos Bairros participaram de uma programação especial, na manhã desta terça-feira, 28, na sede do Pro Paz Mulher, que fica na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Os alunos dos cinco polos do projeto entregaram flores de papel e cartões com mensagens motivacionais às mulheres que foram em busca de algum tipo de atendimento. A homenagem encerra um ciclo de ações da Fundação Pro Paz no mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

“Ao chegar aqui (Deam) e encontrar essas crianças, com essas mensagens de amor, me senti revigorada e fortalecida a lutar pelos meus direitos. É maravilhoso saber que o Pro Paz ensina esses meninos e meninas, desde cedo, a respeitarem a diversidade de gênero”, contou uma mulher de 30 anos, que preferiu não se identificar. Ela procurou pela primeira vez a delegacia para buscar medidas protetivas contra seu ex-marido.

Outra mulher que também pediu para não ser identificada, e que foi vítima de violência doméstica, ficou feliz com a surpresa e escolheu um dos cartões expostos num mural organizado na recepção da unidade. “Estou emocionada com esse acolhimento. É muito bom saber que essas crianças estão sendo ensinadas a combater a violência e a respeitar mais o ser humano, independentemente se é homem ou mulher”, declarou.

A menina Bianca Silva (9), que mora no bairro Guamá e frequenta as atividades no polo do Pro Paz nos Bairros UFPA, disse que a visita tinha um cunho educativo. “Durante este mês nós nos esforçamos muito para escrever os cartões e aprendemos a fazer as flores de papel. Achei muito legal ouvir das mulheres o que elas sentem. Foi tudo muito emocionante”, detalhou Bianca.

Para Naiana Santos, coordenadora do Pro Paz Integrado, cujo Pro Paz Mulher faz parte, esse momento é de troca de experiências, de conhecimento e sensibilização das crianças no processo de Cultura de Paz. “Não temos dúvidas de que essas crianças sairão daqui com uma mensagem positiva sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. Por outro lado, temos a certeza de que o acolhimento das mulheres atendidas hoje foi especial, pois a mensagem de amor e força foi repassada de forma muito simples, mas verdadeira e carinhosa”, observou a coordenadora.

Em março, o Governo do Pará executou ações da campanha “Respeito às Mulheres em suas Diversidades”, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Comunicação (Secom), além da Fundação Pro Paz. O objetivo da campanha foi induzir à reflexão e ação no combate à violência contra as mulheres.

Por Nil Muniz