Início » Noticia » Pro Paz leva ações de cidadania ao aniversário da 1ª Igreja Batista do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Pro Paz leva ações de cidadania ao aniversário da 1ª Igreja Batista do Pará

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

A manhã deste sábado (4) foi movimentada para as equipes que integram o programa Pro Paz Cidadania, da Fundação Pro Paz, que já levou serviços de cidadania e saúde a mais de dois milhões de pessoas em todo o Pará e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma iniciativa exitosa na Amazônia. A ação ocorreu na sede da Primeira Igreja Batista do Pará, que comemora este mês o seu aniversário de 120 anos.

Milhares de pessoas procuraram a sede da igreja, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, em busca de serviços como emissão de documentos - 1° e 2° via de Registro Geral (RG), 1° e 2° via de Certidão  de Nascimento e fotografia 3x4, - além de atendimento jurídico e em saúde, com as especialidades de ginecologia, pediatria e clínica geral. Atuaram como parceiros da ação do Pro Paz Cidadania as secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do setor de identificação da Polícia Civil; de Saúde Pública (Sespa) e a Defensoria Pública do Pará.

A jovem Lilia Souza, 18, moradora do bairro Paar, em Ananindeua, aproveitou para acessar a segunda via do RG. "Perdi meu documento e por conta disso eu estava enfrentando algumas dificuldades. O atendimento foi bom e rápido", declarou. O estudante Emerson Medeiros, 18, também esteve no local em busca da segunda via da certidão de nascimento. "Já fazia um tempo que eu esperava uma ação como essa pra resolver meu problema. Em um mês já receberei meu novo documento e isso é ótimo", sinalizou.

A dona de casa Karoleni Calandrini, 23, procurou a ação em busca de atendimento médico para o filho Eyck Gomes, de um ano e três meses. "Moramos no bairro da Condor, mas viemos recentemente do interior. O Eyck foi mordido por um cachorro e eu ainda não tinha conseguido levar ele no médico. Fui muito bem atendida aqui e agora estou mais tranquila", explicou a doméstica, que foi atendida pela Dra. Márcia Ribeiro, clínica geral da Sespa.

Para o pastor presidente da Primeira Igreja Batista do Pará, David Riker, a parceria com o Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, foi fundamental na prestação de serviços essenciais à população. "Como uma instituição religiosa, nós acreditamos na mesma lógica da Fundação, de que a prevenção é mais eficiente e barata do que a repressão. E é dessa forma humanizada e social que resolvemos comemorar os 120 anos da nossa igreja. Só temos a agradecer por essa parceria", declarou.

O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, comemorou o início das atividades itinerantes do programa e assegurou que a entidade já trabalha na elaboração de um cronograma de atendimento para este ano em todo o estado. “Estamos muito felizes por fazer parte do aniversário da Primeira Igreja Batista do Pará com a nossa primeira ação de cidadania em 2017, pois acreditamos que as igrejas têm um papel fundamental para a disseminação de uma cultura de paz por meio do diálogo co as famílias que nela congregam. Além do mais, é dentro desta lógica de integração com todas as denominações religiosas presentes em nosso estado que pretendemos levar à população os nossos serviços, incentivando o fortalecimento social, o enfrentamento à criminalidade e a garantia de direitos de crianças, adolescentes e adultos em todo o Pará”, detalhou.

Por Nil Muniz