Pro Paz Mangueirão recebe visita da lutadora de MMA Érica Paes
Crianças e adolescentes do programa Pro Paz nos Bairros, polo Mangueirão, receberam a visita da lutadora paraense de MMA Érica Paes, que atualmente compõe a equipe XGYM, a mesma do campeão Anderson Silva. Aproximadamente 50 alunos, pais e moradores do entorno do Estádio Olímpico do Pará assistiram a uma palestra motivacional e a uma demonstração de Artes Marciais Mistas,com a participação de atletas paraenses que integram projetos junto com a lutadora.
“Gostaria que vocês aproveitassem cada momento, cada aprendizado dentro do Pro Paz, pois é por meio de projetos como este que muitas portas se abrem para o bem e se fecham para o mal”, reassaltou Érica aos participantes, que logo após a roda de conversa participaram da demonstração de técnicas de defesa pessoal.
Para Ana Beatriz Rocha, 10 anos, aluna do Polo Mangueirão, receber a atleta no Pro Paz só fortaleceu sua vontade de participar das atividades. “Com o exemplo dela a gente aprende que é possível vencer na vida com o esporte”, declarou.
O assessor da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Luciano Carvalho, que também é faixa preta de Jiu Jitsu e amigo de Érica, falou da importância de alternativas como as ofertadas pelo Pro Paz nos Bairros para tirar as crianças e adolescentes das ruas. “Na maioria das vezes, o ócio acaba abrindo caminho para males como as drogas e a violência, que destroem famílias inteiras. Já o esporte é uma ferramenta poderosa que permite a esses meninos e meninas trilhar os caminhos da paz, e não os da criminalidade”, destacou Luciano.
Desde novembro do ano passado, a Fundação Pro Paz, em parceria com Érica Paes, lançou o projeto “Eu Sei Me Defender”, que oferta aulas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência atendidas pelo Pro Paz Mulher (PPM), que integra o programa Pro Paz Integrado (PPI). “O projeto voltado às mulheres é fantástico, pois nos mostra que temos, sim, como nos defender, seja em casa, nas ruas ou qualquer lugar onde possamos ser expostas a situações de violência”, observou a aposentada Maria Pantoja, 73, que aproveitou a ida ao Mangueirão para ouvir as palavras de Érica Paes.
Matrículas dos polos estão abertas
Crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos já podem se matricular em qualquer um dos cinco polos do programa Pro Paz nos Bairros, na Região Metropolitana de Belém. Os centros retomam as atividades na próxima quarta-feira (01/02), com as atividades de esporte, lazer, arte e cultura. O formato é de complementação escolar, criando alternativas saudáveis e de continuidade educacional nas linguagens artísticas (cênicas, musicais, plásticas, áudio visual, literatura e dança) e atividades de Educação Física.
As atividades ocorrem em cinco polos da RMB: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), em Marituba. Todos os alunos que frequentam o Pro Paz nos Bairros recebem uniforme, lanche, material didático e esportivo e acompanhamento psicopedagógico por meio de profissionais orientados ao atendimento não só dos alunos, como dos familiares.
Matrícula e documentação
Para se matricular, o jovem pode procurar o polo mais próximo de casa, acompanhado de um representante legal, e apresentar os seguintes documentos: duas fotografias 3x4 e cópias da carteira de identidade (RG) do responsável, da certidão de nascimento ou RG do aluno a ser matriculado, da carteira de vacinação, do comprovante de residência, do último boletim escolar e da declaração de matrícula na rede pública estadual. Não é possível se matricular pela internet ou por telefone; é fundamental o comparecimento dos interessados no polo escolhido.
Endereços e abrangência
UFPA: Campus III da universidade, localizado na Rua do Tucunduba, s/n. Abrange bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas e a comunidade do Riacho Doce;
UFRA: Avenida Perimetral, 2.501, Terra Firme. Abrange bairros como Canudos, Terra Firme, Curió-Utinga, Guamá e localidades do entorno;
Mangueirão: Rodovia Augusto Montenegro, km 3, Estádio Mangueirão. Atende os bairros Bengui, Mangueirão, Cabanagem, Parque Verde, Tapanã, Tenoné e Pratinha I e II;
Sacramenta: Praça Dorothy Stang, localizada entre as avenidas Senador Lemos e Predo Álvares Cabral. Atende bairros como Barreiro, Marambaia, Val de Cans, Telégrafo e Souza;
Iesp: Rodovia BR-316, km 13, s/n. Marituba.
Por Nil Muniz