Polos do Pro Paz nos Bairros retomam atividades
Nesta segunda-feira, 29, o projeto Pro Paz nos Bairros retomou as suas atividades nos polos da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta), Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp) em Marituba e Ginásio Almir Gabriel, em Ananindeua.
Alexandro Rodrigues, de 13 anos, e que é aluno da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, já participa do projeto no polo da Ufra há quatro anos e fala sobre o quanto as atividades do Pro Paz nos Bairros são importantes para ele. “Eu gosto de todas as atividades, principalmente por conta da interação com os outros alunos. Além da matemática, que me ajuda muito na escola também”, conta.
“A proposta do Pro Paz nos Bairros para o segundo semestre é de interligar as atividades, mesmo que em polos diferentes, já que nem todas as atividades são comuns a todos os polos”, comenta a coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Mônica Altman. O projeto prevê a visitação dos alunos a outros polos para a realização das atividades que não são realizadas no local de origem e a interação entre eles.
As atividades do Pro Paz nos Bairros são realizadas no contraturno escolar, evitando que as crianças estejam nas ruas e, por fim, até modificando o comportamento social e escolar delas, como fala o professor de Educação Física Vicente Lopes. “As crianças vêm pra cá e preenchem o tempo delas com atividades esportivas e pedagógicas, o que contribui para uma integração entre os alunos. Os pais vêm aqui e comentam que o aluno mudou o comportamento dentro de casa e da escola também, que as notas escolares aumentaram”.
O Pro Paz nos Bairros oferece atividades de Educação (Linguagem e Matemática); Arte e Cultura (Percussão, Circo, Música, Dança, Hip Hop); Esporte e Lazer (Futebol de campo, Futsal, Vôlei, Basquete, Natação, Atletismo, Artes Marciais, Capoeira), além de oficinas formativas e rodas de conversa, que estimulam a formação cidadã dos alunos.
As matrículas ainda estão abertas, os interessados podem seguir até o polo mais próximo munidos dos seguintes documentos: duas fotografias 3x4 e cópias da carteira de identidade (RG) do responsável, da certidão de nascimento ou RG do aluno a ser matriculado e do comprovante de residência.
Texto: Yasmin Nogueira - Ascom Pro Paz
Por Mayara Albuquerque