Início » Noticia » Cerca de três mil pessoas participaram das atividades do projeto Verão na Paz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Cerca de três mil pessoas participaram das atividades do projeto Verão na Paz

×

Menssagem de erro

The text size have not been saved, because your browser do not accept cookies.

 

Julho foi de muito trabalho e atendimento aos paraenses, através do projeto Verão na Paz da Fundação Pro Paz. Dentro da programação, foram realizadas colônias de férias na capital e distrito de Mosqueiro e municípios como Santarém e Salinópolis. Cerca de 2 mil crianças foram atendidas e participaram de atividades voltadas ao esporte, cultura e lazer de forma gratuita nas férias escolares. Também foram realizadas ações de cidadania, com quase mil pessoas atendidas, durante todos os finais de semana de julho nos balneários mais frequentados do estado.

Em Mosqueiro, a culminância da colônia de férias aconteceu no último domingo, 31.07, com um passeio ciclístico feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém e Fundação Pro Paz. Quase 300 ciclistas deram uma volta de 17 quilômetros na ilha com mensagens de paz no trânsito.

Para o militar da reserva Lindomar Cruz, 59, o passeio foi importante para realizar a atividade esportiva e também passar uma mensagem positiva à população. “Todos os dias eu pedalo aqui em Mosqueiro e vejo muita coisa errada no trânsito. Por isso, acho que é nosso papel fazer ações como essa e ensinar as crianças o tema segurança no trânsito”, completou.

Serviços – Também em julho, o Pro Paz Cidadania esteve em Outeiro, Mosqueiro e Salinas. Nesses locais foram oferecidos aos moradores e visitantes o serviço de emissão de carteiras de identificação e trabalho, certidão de nascimento e atendimento jurídico. A ideia era aproveitar o grande fluxo de pessoas nestes locais para diminuir o subregistro no estado.

A Fundação Pro Paz ainda disponibilizou assistentes sociais de plantão em Salinópolis na base do CPC Renato Chaves, para realizar o acolhimento das vítimas de violência desta região. Foram atendidas 25 pessoas.

“Seja levando o acesso a documentação através do Pro Paz Cidadania, atendendo pessoas vítimas de violência ou promovendo atividades de esporte e lazer para as nossas crianças, estamos oportunizando que as pessoas tenham acesso a serviços públicos mesmo durante o período de férias. As colônias de férias ajudaram a evitar que essas crianças estivessem nas ruas durante esse período ocioso e acabassem se envolvendo com trabalho infantil, exploração sexual e outras possíveis violações que possam ocorrer nos balneários, diante do aumento do volume de pessoas nessas cidades”, disse Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz. 

Prevenção - O Programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros esteve em Mosqueiro, Salinas e Outeiro com atividades de educação ambiental, ajuda na identificação de crianças perdidas e lazer com as crianças participantes do projeto e veranistas.

“Os meninos aprendem técnicas de segurança como combate de incêndio e prevenção de acidentes, além de trabalhos de prevenção de crianças perdidas. São eles que nos ajudam distribuindo as pulseirinhas para identificação das crianças e também distribuem folhetos com números importantes, caso haja alguma intercorrência nos balneários. Além disso, eles fazem trabalho de conscientização ambiental com os veranistas distribuindo sacos para depósito de lixo, evitando a poluição na praia”, explicou Sargento Doriedson, coordenador e instrutor do Programa Escola da Vida que afirmou com segurança que as atividades no mês de julho ajudam a diminuir o número de crianças desaparecidas e outros problemas.

Para Zenilda Pires, 13 anos, o mês não deveria acabar porque as atividades foram muito legais. “Eu gostei muito das palestras sobre as drogas e sobre o meio ambiente porque eram coisas que eu não sabia e aprendi. Nos divertirmos brincando na praia e ainda ajudamos as pessoas a não jogarem lixo, o que é bom pra todo mundo”, afirmou a estudante.

Por Nathalia Petta